Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Diretorias > Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão > Pós-graduação > Especialização no Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente - ENCISA
Início do conteúdo da página

Especialização no Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente - ENCISA

Índice de Artigos

 ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS, SAÚDE E AMBIENTE (Encisa) – Turma prevista para 2025 (Em fase de tramitação na PRPPG –Ifes).

A Pós-Graduação Especialização em Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente (Encisa), em parceria com o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância – Cefor e o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um curso de natureza interdisciplinar dentro da área de Ensino. A característica interdisciplinar da Especialização em Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente (Encisa) implica na promoção de trocas teóricas e metodológicas, na criação de novos conceitos e metodologias, e na construção de níveis crescentes de intersubjetividade, com o objetivo de abordar a complexidade dos fenômenos estudados. A Especialização em Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente (Encisa) tem duração de 18 meses e carga horária de 360h.

Carga Horária: De acordo com o artigo 36, I, do Regulamento da Organização Didática dos Cursos de Pós-Graduação de Formação Continuada e Stricto sensu do Ifes (ROD/2023), homologada pela Resolução CONSUP/Ifes nº 171/2023, de 20 de Agosto de 2023, o Curso de Especialização em Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente (Encisa) têm carga horária de 360h.

Duração: 18 (dezoito) meses

Modalidade: A Distância

Horário: Flexível com atividade síncronas preferencialmente quarta-feira e/ou sábado.

Edital: Seleção prevista para 2025

 

Coordenador: Frederico da Silva Fortunato

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Atenção: O processo de aprovação do curso de especialização em Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente (Encisa) encontra-se em andamento na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFES. Portanto, as informações disponibilizadas nesta página podem sofrer alterações.


Sobre o curso

Diante dos dilemas pessoais, sociais, profissionais, tecnológicos e ambientais gerados pela sociedade contemporânea, é essencial estabelecer diálogos não apenas entre disciplinas afins dentro da mesma área do conhecimento, mas também entre áreas distintas, incluindo saberes disciplinares e não disciplinares (BRASIL, 2019). O curso busca atender à natureza multifacetada desses desafios ao fomentar a integração e a colaboração entre diferentes campos do saber.

A prática interdisciplinar permite que conceitos e métodos de diferentes áreas do conhecimento sejam combinados para abordar problemas complexos que não podem ser compreendidos completamente por uma única perspectiva disciplinar. Por exemplo, ao investigar questões ambientais, é fundamental considerar não apenas aspectos científicos, mas também dimensões econômicas, sociais e culturais. Esse enfoque integrado enriquece o processo de aprendizagem e oferece aos estudantes uma compreensão mais profunda e contextualizada dos problemas (TEXEIRA, et. al., 2021).

Desta forma, a proposta do Curso de Especialização em Ensino, Saúde e Ambiente (Encisa) é contribuir para superar essa fragmentação entre as disciplinas e áreas de conhecimento. O objetivo é promover uma abordagem integrada que permita aos educadores conectar o saber escolar com questões científicas, de saúde e ambientais de forma coesa e significativa.


Estrutura curricular

 Encisa
 

Corpo docente

Cezar Henrique Manzino Rodrigues

Diego José Welsing Nogueira

Elvina Maria de Sousa Arruda

Felipe Sarmenghi Rangel

Frederico da Silva Fortunato

Josiana Laporti

Leticia Cavassana Soares

Leonardo Muniz de Lima

Warlen Alves Monfardini

 
Colaboradores:

Anderson Mariquito

Larissa Merizio de Carvalho

Max José Belo de Souza

Odacyr Roberth Moura da Silva

Thalita Cunha Rezende Massini

 


Público-alvo

O público-alvo da Pós-Graduação Especialização em Encisa é composto por graduados (licenciados ou Bacharel) que atuam ou aspiram atuar nas áreas de educação formal e não formal. Especificamente, o curso é direcionado a:

- Professores e educadores que já possuem formação em ciências naturais, saúde ou áreas afins e desejam aprofundar seus conhecimentos e aprimorar suas práticas pedagógicas, especialmente no contexto de uma abordagem interdisciplinar.

- Profissionais que atuam em áreas relacionadas à ciência, saúde ou meio ambiente e buscam integrar seus conhecimentos com práticas educativas, seja para atuar em contextos educativos ou para contribuir com a formação de outros educadores.

- Professores da educação básica, fundamental e média, que trabalham em escolas e instituições de ensino formal e estão interessados em incorporar metodologias interdisciplinares e transdisciplinares em suas práticas pedagógicas.

- Profissionais que atuam em contextos educativos não formais, como instituições culturais, centros de ciências, museus, ONGs e programas de educação comunitária, e que buscam estratégias para integrar conhecimentos de ciências, saúde e ambiente em suas atividades.

- Outros profissionais da área de educação, como coordenadores pedagógicos, gestores escolares e consultores educacionais, que desejam ampliar sua compreensão e prática em relação às áreas de ciências, saúde e ambiente e sua aplicação no ensino.

O curso visa atender a este público com uma formação que promove a integração de conhecimentos e práticas, capacitando-os a enfrentar desafios complexos e a aplicar uma abordagem educacional mais integrada e contextualizada.

 


Referências

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Diretoria de Avaliação (DAV). Documento de Área. Área 45: Interdisciplinar. [2019]. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/INTERDISCIPLINAR.pdf. Acesso em: 13 Ago. 2024.

TEIXEIRA, Sabrina Anacleto; GARCIA, Carlos Eduardo Nunes; FERREIRA, Flávia Marina Moreira; SALES, Izabella Fátima Oliveira de; FERREIRA, Leonardo Gonçalves. Interdisciplinar na prática: uma possibilidade de ensino e aprendizagem baseada em novos letramentos. Revista Educação Pública, v.21, nº 11, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/11/interdisciplinaridade-na-pratica-uma-possibilidade-de-ensino-e-aprendizagem-baseada-em-novos-letramentos. Acesso em: 15 Ago.2024.

 ___________________________________________________________________________________________________________________________


 
ENCISA - 2019 
 
O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes Campus Aracruz oferta desde cursos técnicos a cursos de pós-graduação. As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e têm duração mínima de 360 horas. Ao final do curso, o aluno obterá certificado e o Título de Especialista na Área do Conhecimento do projeto. 
 
Curso oferecido pelo Ifes Campus Aracruz: Especialização no Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente - ENCISA

Sobre o curso
 
Trata-se da oferta de uma formação continuada para a área de Ensino, a qual se vincula a uma aspiração antiga e devido à necessidade observada pelos docentes do Ifes Campus Aracruz, de se abrir uma pós-graduação lato sensu para aperfeiçoamento de docentes e profissionais relacionados com a educação básica.
 
A proposta do curso é oferecer aos discentes da especialização subsídios para atuarem como multiplicadores em suas respectivas escolas, tratando de temas referentes ao desenvolvimento de estudos dos problemas da ciência, meio ambiente e saúde, provocados por fatores antrópicos, ressaltando que as práticas educativas podem ajudar a promover a convivência harmônica entre diferentes seguimentos da sociedade e o ambiente que o cerca, promovendo o interesse pelas áreas de ciências exatas e da saúde.
 
Desta forma, o curso ENCISA buscará atender os temas da BNCC e dos currículos, em seus papéis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para a Educação, uma vez que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo. A especialização irá proporcionar que os discentes possam assumir posições dotadas de valores referentes à cidadania e crescimento intelectual, desmistificando o saber intelectual, apresentando de forma lúdica e direta, se apropriando de conhecimentos em temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora.
 
Público alvo: Profissionais da educação licenciados, bacharéis e/ou com outros diplomas de ensino superior com complementação pedagógica (professores, técnicos e gestores). 
 
Carga Horária: De acordo com o artigo 56 da Portaria 1949/2014, que regulamenta os cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, os cursos de pós-graduação lato sensu têm duração mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas.
 
Duração: 18 (dezoito) meses
 
Horário: Todas as sextas-feiras (18h30 às 22h30) e nos sábados quinzenalmente.
 
Coordenador: Frederico da Silva Fortunato
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Vice Coordenador: Tiago Pulce Bertelli
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (27) 3270-7850
 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
Coordenador: Frederico da Silva Fortunato
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Vice Coordenador: Tiago Pulce Bertelli
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (27) 3270-7850
 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
registrado em:
Fim do conteúdo da página