Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Orientações sobre estágio e vagas
Início do conteúdo da página

Orientações sobre Estágio/REC

Índice de Artigos

REC – Coordenadoria de Relações Institucionais e Extensão Comunitária

Coordenadoria responsável por orientar os alunos sobre o funcionamento do estágio, divulgando oportunidades e providenciando os formulários necessários, assegurando assim a legalidade dos procedimentos. Além disso, apoia e promove atividades de extensão, colabora nas atividades de ensino, faz o acompanhamento do egresso e apoia as atividades e prospecção de Visita Técnica.

Sobre o estágio a REC alerta que não existe estágio sem o acompanhamento do setor. O primeiro passo para realização de um estágio é procurar o setor que irá acompanhar todo processo: planejamento, execução, acompanhamento e avaliação.

Procure a REC!

Telefone: (27) 3270-7853
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de Atendimento:
Segunda à sexta-feira das 08 às 17 horas
Localização: Bloco A – 1º Piso

 

Fluxograma

Fluxograma geral

Importante

- Todos os documentos de estágio devem ser preenchidos sem rasuras. Para a formalização do estágio, os formulários deverão ser entregues ao setor, impreterivelmente, antes do início do estágio.

- Todos os contratos de alunos menores devem constar também a assinatura do responsável legal.

- Os documentos que acrescentarem dados a serem corrigidos perderão validade após 30 dias, caso o aluno (a) não providencie as devidas alterações.

 


 

DISCENTE – REC
Ação Prazo
Entrega de documentação de estágio ou requerimento de equiparação devidamente preenchidos e assinados pelo estagiário e pela unidade concedente para análise. No mínimo 10 dias corridos antes da data de início do estágio.
Prorrogação ou alteração do estágio Entregar Termo Aditivo devidamente preenchido e assinado no mínimo 10 dias corridos antes da data final do estágio prevista no termo de Compromisso de Estágio.
Rescisão Informar imediatamente à REC por e-mail e enviar a Rescisão, bem como os documentos de finalização do estágio até 10 dias corridos depois do desligamento.
Documentos Licenciatura 30 (trinta) dias anteriores ao início do estágio.
 

REC – DISCENTE

Liberação de documentação de estágio (planejamento) Até 10 dias corridos após a entrega da documentação devidamente preenchida e assinada à REC.
Aprovação de Relatórios de Atividades Até 10 dias corridos após a entrega da documentação devidamente preenchida e assinada à REC.
Emissão de declarações diversas Até 5 dias corridos

 


Regulamentação

Regulamentação dos estágios dos alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da Educação Superior do IFES.

Nova Resolução do CS n°58/2018, de 17 dezembro de 2018.

Lei Federal que dispõe sobre o estágio de estudantes.

Lei n°11.788, 25 de Setembro de 2008

 


Equiparação de atividades

Se você já atua profissionalmente na área em que estuda e seu curso tem estágio obrigatório, você pode solicitar a equiparação de suas atividades profissionais ao estágio obrigatório, desde que essa possibilidade esteja prevista no Projeto Pedagógico do seu curso. Para fazer a solicitação preencha o Requerimento abaixo e anexe à documentação necessária, de acordo com o tipo de vínculo profissional que você tem, conforme indicado no requerimento:

Requerimento para solicitação de equiparação de atividades profissionais ao estágio obrigatório 

Relatório de atividades profissionais do(a) aluno(a): preenchido pelo aluno

Relatório de atividades profissionais do(a) aluno(a): preenchido pela empresa 

Também é possível, caso esteja previsto no Projeto Pedagógico do seu Curso, a solicitação de equiparação de atividades de iniciação científica, monitoria ou extensão ao estágio obrigatório. Para essas modalidades, utilize o requerimento abaixo e anexe os documentos necessários:

Requerimento para solicitação de equiparação de atividades de Extensão, Monitoria ou Iniciação Científica ao estágio obrigatório 

Relatório de Atividades de Extensão, Monitoria ou Iniciação Científica: preenchido pelo(a) aluno(a)

Relatório de Atividades de Extensão, Monitoria ou Iniciação Científica: preenchido pelo(a) professor(a) supervisor(a)

 


Documentos necessários para realização do estágio

Prezados alunos do Ifes - Campus Aracruz,

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Extensão Comunitária (REC) disponibiliza nesse espaço os documentos para formalização de estágio. Mas atenção! Em caso de dúvida no preenchimento, procure a REC para que possamos orientá-los.

Lembramos que os documentos devem ser preenchidos sem rasura e respeitando a legislação vigente e as especificidades de cada Curso. Alertamos para que tome conhecimento dessa legislação. A Lei Federal nº 11.788/2008 e a Resolução do Conselho Superior do Ifes nº 58/2018 e o Projeto pedagógico do Curso pode ser solicitado com o(a) Coordenador(a) de cada Curso.

Na dúvida, nos procure.
Saudações.

REC

OBS: Preferencialmente, imprima os documentos frente e verso.

 

Vai iniciar o estágio?

Lembramos que o(a) aluno(a) estará apto(a) a iniciar o estágio somente após:

1) Aprovação do Plano de Estágio pela Coordenadoria do Curso (3 vias).

2) A celebração entre as partes do Termo de Compromisso de Estágio (3 vias).

3) A contratação do seguro contra acidentes pessoais em favor do (a) estagiário(a) (anexar cópia da apólice) de acordo com a Lei nº 11.788/2008.

4) A celebração do Termo de Convênio (apenas para empresas não conveniadas) (2 vias).

5) Carta de Encaminhamento (1 via).

OBS: Os documentos não devem conter rasuras e devem ser entregues devidamente preenchidos e assinados à REC no mínimo 10 dias antes do início do estágio.

 

Documentos para cursos Técnicos (Mecânica e Química) e Bacharelado (Química Industrial e Engenharia Mecânica)

Carta de encaminhamento 

Plano de estágio

Termo de compromisso de estágio 

Termo de convênio 

  

Relatórios de Estágio

Seu estágio será avaliado durante toda sua realização e ao final do mesmo. Assim, de acordo com a data e modelo indicados na Carta aos Envolvidos enviada para seu e-mail no início do estágio, você deverá entregar os Relatórios de Atividades:

Relatório de Atividades (word) 

Ao final do Estágio você não pode esquecer-se de entregar o Termo de Realização e Avaliação de Estágio. Seu estágio só poderá ser validado após você fazer essa entrega.

Termo de Realização e Avaliação de Estágio

 

Vai prorrogar ou alterar o horário de seu estágio?

Utilize o documento abaixo para fazer qualquer alteração em seu contrato. Ele deve ser preenchido sem rasura em 3 vias e entregues à REC devidamente preenchido e assinado:

Aditivo

 

Vai reincidir?

Se seu estágio for encerrado antes do prazo previsto no Termo de Compromisso de Estágio, você deve informar imediatamente a REC por e-mail. Depois, em até 10 dias, encaminhe a rescisão à REC em 3 vias preenchidas e assinadas, junto com os documentos de finalização do estágio (folhas de ponto, relatórios de atividades, termo de realização e avaliação de estágio).

Rescisão 

 

Execução e Acompanhamento do Estágio

Durante a realização do seu estágio você deverá estar em contato frequente com seu Professor Orientador e com o Supervisor de Estágio. Ao final do período de estágio deverá ser apresentado, juntamente com o relatório final, o formulário de orientação assinado pelo professor orientador.

Formulário de orientação de estágio

 


Estágio obrigatório Licenciatura em Química

Documentos alunos da Licenciatura em Química

Carta de apresentação LQ - informe o nome da Entidade de Ensino Concedente de Estágio. Exemplo: EEEM – Misael Pinto Netto

Termo de Compromisso de estágio

Plano de Estágio: de acordo com o PPC do curso para cada período listado abaixo:

Plano de estágio I

Plano de estágio II

Plano de estágio III

Plano de estágio IV

 

Termo de Compromisso de Estágio I

Termo de Compromisso de Estágio II

Termo de Compromisso de Estágio III

Termo de Compromisso de Estágio IV

 

Fluxograma

 

Fluxograma licenciatura

 


Dúvidas Frequentes

Como devo proceder para iniciar o Estágio?

O primeiro passo é procurar a REC do Campus Aracruz. Reforçamos que não existe estágio sem o intermédio desse setor. Você será assessorado para o preenchimento dos documentos de forma que os mesmos atendam à legislação em vigor e estejam totalmente preenchidos, sem rasuras, e com as devidas assinaturas e carimbos, conforme solicitado nos respectivos documentos. A formalização do estágio deverá ocorrer, impreterivelmente, antes do início do estágio.

 

Quantas horas de Estágio posso fazer por dia e por semana?

A jornada diária de estágio não poderá ultrapassar 6 (seis) horas, perfazendo uma carga horária semanal máxima de 30 (trinta) horas, que será definida em comum acordo entre o Ifes, a Unidade Concedente e o Aluno Estagiário. No caso de estágio obrigatório, para o aluno que concluiu toda etapa escolar ou nos períodos em que não estejam programadas aulas presenciais, a jornada diária poderá ser de 8 (oito) horas e a semanal poderá ser de até 40 (quarenta) horas. 

 

E a duração do Estágio?

O aluno poderá estagiar pelo tempo máximo de 24 (vinte e quatro) meses em uma mesma Unidade Concedente, desde que esse tempo não ultrapasse o período de integralização do curso.



O Seguro contra Acidentes Pessoais é obrigatório?

Sim. O Seguro contra Acidentes Pessoais é obrigatório e deve ser anexada a cópia da apólice no Termo de Compromisso.

 

Quais são os documentos necessários para iniciar o estágio?

Termo de Convênio para Concessão de Estágio (2 vias), Termo de Compromisso de Estágio (3 vias), Plano de Estágio (3 vias) e a cópia da apólice de seguros. Todos devem ser devidamente preenchidos, sem rasuras e em original e devem constar o carimbo da empresa (CNPJ).

 

Posso entregar primeiro à REC o Termo de Compromisso e depois o Plano de Estágio?

Não. Pois só após a aprovação do Plano de Estágio que o Termo de Compromisso de Estágio será assinado.

 

Todos os estágios (não obrigatórios e obrigatórios) devem ter documentação?

Sim. Todos devem ter Termo de Compromisso de Estágio e o Plano de Atividades de Estágio.

 

E para rescindir o meu Termo de Compromisso de Estágio, como devo proceder?

Preencher e assinar em 3 (três) vias o Termo de Rescisão.

 

O meu Estágio pode ser prorrogado?

Sim, desde que não ultrapasse o tempo máximo de 24 (vinte e quatro) meses em uma mesma Unidade Concedente. O aluno deverá trazer o Termo Aditivo preenchido e assinado em 3 (três) vias.

 


 Vagas

Publicado em 01/03/2024

Divulgação vaga de estágio

 

Publicado em 07/07/2023

- Vaga para empresa Ilha Financiamentos (correspondente Caixa) -  Edificio Világio

A Ilha Financiamentos está em busca de um estagiário(a) comprometido(a) e motivado(a) para se juntar à nossa equipe! Se você está cursando o ensino superior e possui habilidades básicas em computação, essa oportunidade pode ser ideal para você!

*Perfil do Candidato:*
- Cursando ensino superior em qualquer área.
- Motivação e comprometimento com as atividades do estágio.
- Capacidade de trabalhar de forma independente e em equipe.

*Benefícios:*
- Bolsa-estágio de R$700,00 para 4 horas de estágio.
- Flexibilidade de horário: 8h às 12h ou 12h às 16h.

*Principais Responsabilidades:*
- Atendimento ao público, garantindo um excelente atendimento e solucionando dúvidas.
- Operação de sistemas internos para realizar atividades relacionadas ao setor financeiro.
- Execução de serviços externos, quando necessário.
- Suporte em outras atividades administrativas conforme demanda.

Se você está interessado(a) em ingressar em uma empresa dinâmica e em constante crescimento, essa é a oportunidade perfeita para você desenvolver suas habilidades e adquirir experiência no setor financeiro! Envie seu currículo atualizado para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto "Estágio - Ilha Financiamentos". Importante: Somente candidatos(as) selecionados(as) para a próxima etapa serão contatados.

___________________________________________________________________________________________________________________________

 

Publicado em 22/06/2023

- Vaga para a empresa WEG Linhares

A WEG Linhares informa que iniciou no dia 19/06/2023 o período de inscrições para estágio referente ao segundo semestre de 2023. Confira os requisitos obrigatórios para inscrição: 

- Estar cursando os últimos período dos cursos: Engenharia Mecânica, Mecatrônica, Elétrica, Controle e Automação, Ciências da computação, Sistemas de informação, Engenharia da computação, analise e desenvolvimento de sistemas.

- Ter concluído as matérias presenciais do curso;

- Disponibilidade para residir em Linhares - ES;

A inscrição deverá ser realizada no site da empresa: https://wegestagio.gupy.io  

Benefícios:

Alimentação subsidiada, atendimento ambulatorial, auxílio moradia (conforme política da empresa), bolsa auxílio, ginástica laboral, seguro de vida em grupo, transporte.

___________________________________________________________________________________________________________________________

 

Publicado em 16/06/2023

- Vaga para empresa Alpbras

Empresa localizada às margens da Rodovia Aracruz x Barra do Riacho (entre o trevão e a Expresso Aracruz), que atua no segmento de Fabricação, Manutenção e Montagem metalmecânica e elétrica abre oportunidade de estágio conforme dados abaixo:

Curso: Engenharia Mecânica

Período de Estágio: 5 meses.

Carga Horária: 13:30h as 17:30h (4 horas diárias) de segunda à sexta feira por semana

Valor da Bolsa: R$ 1.500,00 / mês

Atuação: Planejamento, suporte técnico à produção, projeto e rotinas administrativas.

Enviar currículo para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Publicado em 07/06/2023

- Vaga disponível para estágio no Ifes - Campus Aracruz para estudantes de Engenharia Mecânica, na Coordenadoria de Patrimônio e Almoxarifado. 

Horário do estágio: 4 horas diárias - 07:00 às 11:00

Bolsa Auxílio: R$ 787,98 por mês

Auxílio Transporte: R$ 10,00 por dia efetivamente estagiado

Interessados devem cadastrar currículo na plataforma da empresa SUPER ESTÁGIOS (https://www.superestagios.com.br).

 

- Vaga de estágio no Ifes - Campus Aracruz para estudantes de Pedagogia e Administração, na Coordenadoria de Apoio ao Ensino

Horário do estágio: 4 horas diárias - 08:00 às 12:000
Bolsa Auxílio: R$ 787,98 por mês
Auxílio Transporte: R$ 10,00 por dia efetivamente estagiado

Interessados devem cadastrar currículo na plataforma da empresa SUPER ESTÁGIOS (https://www.superestagios.com.br).

____________________________________________________________________________________ 

 

Publicado em 11/05/2023

- Vaga disponível para estagiário na área de Engenharia Mecânica

Perfil desejado:

Formação em engenharia mecânica último ano;

Boa comunicação e dinamismo;

Habilidade com softwares, desejável Power BI;

Desejável inglês;

A função é para trabalhar em nosso setor comercial de Engenharia.

Nosso site: https://www.servilub.com.br/

 

- Vaga de estágio para estudantes do curso técnico e superior em Química 

São duas vagas disponíveis (1 para o matutino e 1 para o vespertino); alunos do curso técnico e superior em Química. Para contratação imediata, bolsa no valor de 700,00 para iniciante. Oportunidade de estágio na Farmácia Origem Farma.

Interessados enviar os currículos para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

- Vaga de estágio para empresa Arca Ambiental

Vaga de estágio Arca Ambiental divulgação 2023 1

 

 ___________________________________________________________________________________________________

 

 

Publicado em 04/05/2023

Vaga na American Bureau of Shipping (ABS): Intern - Operations

 

Vagas de estágio disponibilizadas pelo Programa de Estágio Supergasbras 2023

 

- 2 vagas abertas de estágio no Ifes - Campus Aracruz para estudantes de Administração, Contabilidade, Pedagogia, Publicidade e Propaganda:

Coordenadoria Comunicação Social e Eventos: 1 vaga

Coordenadoria Registro Acadêmico: 1 vaga

Horário do estágio: 4 horas diárias - Manhã ou tarde
Bolsa Auxílio: R$ 787,98 por mês
Auxílio Transporte: R$ 10,00 por dia efetivamente estagiado

Interessados devem cadastrar currículo na plataforma da empresa SUPER ESTÁGIOS (https://www.superestagios.com.br).

 

- Vaga de emprego para área de Química: a Farmácia de Manipulação Bioativa está precisando de um funcionário para o laboratório de manipulação.

Trabalho em Laboratório, Carteira assinada, Plano de saúde e odontológico. Seguro de vida. 44 horas semanais.
 
Encaminhar currículo para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 ______________________________________________________________________________________________

 

Publicado em 31/01/23

Portocel 1

 ______________________________________________________________________________

 

Publicado em 03/01/2023

vaga de estágio química

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página