Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Orientações gerais aos ingressantes (estudantes, pais e/ou responsáveis)
Início do conteúdo da página

Orientações gerais aos ingressantes (estudantes, pais e/ou responsáveis)

Índice de Artigos

Olá, sejam bem-vindos ao Ifes - Campus Aracruz

Esse material tem como objetivo orientar os estudantes e pais/responsáveis a respeito das principais informações com objetivo de facilitar sua vida acadêmica no campus.

Todas as informações aqui contidas são relevantes para pais/responsáveis e estudantes de todos os cursos do campus, sejam técnicos ou superiores. O Manual do Estudante também pode ser consultado para mais informações.

Durante a realização do Projeto Boas-Vindas e da primeira reunião de pais/responsáveis dos estudantes dos cursos técnicos integrados, que acontecem nos primeiros dias letivos, todas as informações serão reforçadas.  

 


Calendário Acadêmico

Consulte o Calendário Acadêmico e confira as principais datas das atividades e procedimentos acadêmicos previstos para o ano letivo. 


Horários das aulas

Cursos Técnicos:

  • Técnicos Integrados ao Ensino Médio: 07h à 12h50min

  • Técnico de Mecânica Concomitante: 18h30min às 22h30min

Obs: as aulas de dependência e recuperação paralela são oferecidas no contraturno.

Intervalo (20 minutos) - o estudante deve fazer uso do intervalo para utilizar o banheiro e se alimentar, evitando se ausentar durante o horário das aulas. 

Cursos superiores:

  • Licenciatura em Química: noturno - 18h30min às 22h40min

  • Engenharia Mecânica/Bacharelado em Química Industrial: integral (manhã*, tarde** e noite***) - verifique o horário acadêmico que será disponibilizado pela coordenação durante a semana de realização do Projeto Boas Vindas. Os horários das disciplinas variam conforme o semestre do estudante e podem sofrer alterações, que serão divulgadas nos canais oficiais de comunicação do campus.

* Manhã: 07h às 13h

** Tarde: 13h às 19h

*** Noite: 19h às 22h

Confira os horários das turmas e disciplinas no Manual do Estudante.


Atrasos e saídas antecipadas

Em caso de atraso, o estudante deverá se dirigir com a justificativa à Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE), localizada no Bloco D. Se houver necessidade de saída antecipada ao término do horário das aulas, os pais e/ou responsáveis deverão comunicar por escrito à CAE, considerando:

Menor de 18 anos: enviar autorização por escrito ou buscar o estudante no Campus. 

Maior de 18 anos: o estudante deve comparecer à CAE e solicitar o documento de liberação para apresentação na Portaria do Campus. 


Cantina

A cantina do campus é um serviço prestado por empresa terceirizada, comercializando lanches e refeições à comunidade acadêmica. Funciona de segunda a sexta-feira, de 6h30min às 21h30min, sendo o almoço de 11h às 13h30min. Reclamações e/ou sugestões devem ser enviadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Além da cantina, o Campus também dispõe de um espaço de uso comum, com pia, refrigerador e micro-ondas. Antes de utilizar o espaço, é importante que o estudante consulte sobre as regras de utilização e siga todas as orientações.


Uniforme

 O Ifes – Campus Aracruz regulamenta a utilização de uniforme para os estudantes dos cursos técnicos integrados de acordo com a portaria 089/2013. Para os demais cursos o uso de uniforme é facultativo. Dentro das dependências do Campus o uso do uniforme completo é obrigatório, mesmo fora do horário regular de aulas. O uso do jaleco é obrigatório nos laboratórios técnicos e oficinas, para todos os cursos. O uniforme oficial é composto por camisa branca + calça comprida Jeans ou de tactel, também é permitido bermuda de helanca e tactel - ambos com a logo do Campus. Por questões de segurança, é obrigatório o uso de calçados fechados nas dependências do campus. Os uniformes podem ser adquiridos em lojas do ramo do município.

Confira no documento “Especificações para a confecção de uniformes” os modelos e especificações para a confecção de: camisetas, bermudas, calça e jaleco do Campus.

A Coordenadoria de Atendimento Multidisciplinar, por meio do Serviço Social, tem algumas peças de jaleco da Mecânica e da Química, óculos de proteção para o laboratório, óculos e touca para natação, que poderão ser fornecidos aos estudantes cujas famílias tenham renda per capita de até um salário mínimo e meio e participem dos Editais da Política de Assistência Estudantil, que normalmente são lançados a cada início de período letivo. Ressaltamos que os editais levam cerca de 02 meses para concluir o processo após sua publicação, por isso já fornecemos tal informação para que as famílias que tenham dificuldade financeira de adquirir tais materiais saibam que há essa possibilidade.


Material

Os livros didáticos serão disponibilizados aos discentes durante o período letivo. A guarda e conservação dos mesmos são de responsabilidade dos estudantes e seus pais/responsáveis. A ausência do material didático necessário para a aula acarretará em advertência. 

Não devem ser usados materiais indevidos às aulas como: jogos portáteis, baralho, MP3, Ipod, tablets, máquinas fotográficas, tocadores de música ou outros dispositivos ou instrumentos de comunicação ou entretenimento etc, evitando inclusive trazê-los. O Ifes não se responsabiliza por perda ou danos dos mesmos. O uso de celular em sala de aula somente é autorizado pelo professor.


 
Atendimento e acompanhamento pedagógico
 
A Coordenadoria de Gestão Pedagógica (CGP) trabalha no sentido de promover orientação pedagógica aos estudantes, pais e responsáveis, com ações de atendimento e acompanhamento pedagógico, bem como são realizadas orientações a respeito de plano de estudos, regulamentos da instituição, assessoramento em caso de baixo rendimento escolar, dentre outros fatores relacionados ao processo de ensino e aprendizagem. 

Quaisquer dúvidas entrar em contato: 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
 
Telefone do setor/Whatsapp: 27 3270-7875
 

Programas Específicos da Política de Assistência Estudantil

As famílias que precisam pedir ajuda de custo da escola por meio dos Programas Específicos da Política de Assistência Estudantil do Ifes (Auxílio Transporte, Auxílio Alimentação, Auxílio Didático e Uniforme, Auxílio Moradia) deverão acompanhar o site e as redes sociais oficiais do campus, pois os Editais da Assistência Estudantil são publicados até a primeira semana de aula e divulgados nas mesmas. No site https://sites.google.com/view/sso-ifes-ara/programas-espec%C3%ADficos-da-pae tem mais informações sobre os Programas e Editais antigos que poderão servir de exemplos para as famílias.  

Os estudantes (grupo exclusivo para os estudantes) que têm interesse em participar do Edital, poderão entrar no grupo de whatsapp https://chat.whatsapp.com/IS3ztmOnvuX8W1Cf4EJxGT para acompanhar as informações. Este grupo só estará em efetivo funcionamento a partir do início do ano letivo.


Biblioteca

A Biblioteca Professor José Maria Coutinho está localizada no Bloco D do Campus. Funciona de segunda à sexta-feira, das 09h às 21h. Conta com os seguintes espaços: Sala de processamento técnico, de coordenação, salas de estudo em grupo, computadores para pesquisa e realização de trabalhos acadêmicos, espaço destinado ao estudo e a pesquisa, estando aberta também à comunidade externa para a consulta local. 

Os empréstimos e/ou renovação dos materiais informacionais, uso dos computadores e empréstimo das chaves do guarda-volumes são realizados com a apresentação da carteira estudantil ou documento oficial com foto.

Para ter acesso aos serviços oferecidos pela biblioteca, o estudante ingressante deverá fazer seu cadastro. Para tanto, é necessário que apresente à Biblioteca os seguintes documentos: Documento oficial com foto (RG ou Carteira de trabalho ou Passaporte) e CPF, além do endereço residencial completo e um e-mail válido.

Visando maior segurança do seu acervo e dos seus usuários, a Biblioteca conta ainda com equipamentos de segurança para prevenção de furtos, incêndios, além de vídeo monitoramento.

Os produtos e serviços ofertados, assim como as normas de regulamento da biblioteca estão disponíveis aqui


Contatos

Confira aqui os contatos dos setores do Ensino e demais diretorias do campus. 

 


Canais de comunicação do campus:

Site

Sistema Acadêmico

Facebook 

Instagram

Youtube

 


 Dúvidas frequentes

UNIFORME

- Preciso usar uniforme? 

O uniforme é de uso obrigatório nas dependências do campus, mesmo no contraturno.

- Qual o modelo? 

As lojas especializadas já oferecem os uniformes conforme especificações obrigatórias. 

- Onde encontro para comprar? 

Nas lojas do ramo no Centro de Aracruz.

- Não consegui comprar antes do início das aulas, o que devo fazer?

Para os alunos ingressantes é dado o prazo até o início da segunda semana de aula. Em casos extraordinários, comunicar à Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE).

- Preciso comprar jaleco?

O jaleco é obrigatório para a participação das aulas práticas. No curso Técnico em Química integrado ao ensino médio, o jaleco é branco de mangas compridas, e no curso Técnico de Mecânica Integrado ao Ensino Médio o jaleco e azul escuro de mangas compridas,ambos de preferência sejam de tecido de algodão. Também é necessário uso de óculos de proteção transparente.

 

DECLARAÇÕES

- Onde consigo emitir declarações? 

Através do sistema acadêmico web, o aluno pode emitir declaração escolar, boletim, histórico parcial e horário do aluno.

 

MATERIAIS/LIVROS DIDÁTICOS

- O Ifes disponibiliza lista para compra de materiais?

O Campus Aracruz não disponibiliza. Cada disciplina fará suas orientações.

- O Ifes disponibiliza livros didáticos?

Sim, o Ifes é uma instituição Pública Federal de Ensino, portanto estamos incluído no programa do FNDE dos livros didáticos.

 

DIVERSOS

- Quando acontecerá a reunião de pais e/ou responsáveis?

Conforme Calendário Acadêmico. 

- Como posso me manter atualizado sobre as informações do Campus e do Ifes?

Através do site e das nossas redes sociais. Os pais/responsáveis também têm acesso pelo Sistema Q. Acadêmico. Também podem fazer contato pelos meio de comunicação diretos: e-mail, whatsapp, telefone.

- Como o Campus se comunica com os estudantes?

O Campus envia comunicados frequentes aos estudantes via Sistema Acadêmico, que são direcionados também ao e-mail cadastrado no ato da inscrição no Processo Seletivo. Também disponibiliza suas principais informações no site (aracruz.ifes.edu.br) e em suas mídias sociais no Instagram e Facebook (ifesaracruz). 

- Como tenho acesso aos contatos dos setores do campus?

No site está disponível uma relação com os contatos de todos os setores do campus. Acesse aqui.

- Como solicito Cartão para Transporte Estudantil?

No início de cada semestre letivo, o Registro Acadêmico encaminha a relação nominal de todos os estudantes regularmente matriculados nos cursos do campus ao Consórcio Integrado Aracruz, responsável pela emissão do cartão Facilite. Acesse a página do Facilite Cartão Transporte para mais informações e cadastro.

- O Ifes disponibiliza armários para os discentes?

Sim, conforme edital, previsto para ser lançado no início do semestre letivo.

- Quanto tempo tem de tolerância para entrada em sala de aula?

Conforme regimento interno, o Ifes não trabalha com tolerância na entrada dos alunos em aula.

- O Ifes disponibiliza transporte aos estudantes?

Não. O município oferece transporte urbano público. E para as outras localidades tem o transporte de intermunicipal ou os prestadores de serviços particulares.

- Preciso entregar minha documentação de matrícula pessoalmente?

As orientações constam em edital específico do processo seletivo. 

- Onde entrego minha documentação de matrícula e qual o prazo para entrega?

Na Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) do Campus Aracruz, localizado no Bloco A do Campus.

- Como faço para ter acesso aos serviços da Biblioteca?

É necessário fazer um cadastro para ter acesso aos serviços da Biblioteca. Para tanto, é necessário que o aluno se dirija à Biblioteca com os seguintes documentos: Documento oficial com foto (RG ou Carteira de trabalho ou Passaporte) e CPF, além do endereço residencial completo e um e-mail válido.

- Quando começam as aulas?

Acesse os Calendários Acadêmicos que estão disponíveis no site do Campus.

- O que acontece se eu faltar nos primeiros dias de aula?

Conforme o Regulamento da Organização Didática do Ifes (ROD):

"I. Os discentes ingressantes de cursos presenciais que faltarem todos os cinco primeiros dias letivos, sem apresentar justificativa ao Setor Pedagógico durante esse período, serão considerados desistentes, hipótese em que será convocado o suplente imediato para ocupação da vaga.

- Como faço para acessar a rede Wi-fi do campus?

Verifique o procedimento para acesso à rede Wi-fi do Campus.

- Onde posso consultar mais informações?

No Manual do Estudante constam informações úteis e orientações para facilitar sua vida acadêmica no Ifes.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página