Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Atividades pedagógicas não presenciais
Início do conteúdo da página

Atividades pedagógicas não presenciais

Índice de Artigos

Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) são atividades pedagógicas mediadas ou não por meios de recursos e tecnologias digitais de informação e comunicação que possibilitem aos estudantes o acesso, em seu domicílio, aos materiais de apoio e de orientação que permitam a continuidade dos estudos em função da situação de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) para os cursos técnicos de nível médio e os de graduação do Ifes.

As atividades pedagógicas não presenciais serão consideradas como efetivo trabalho escolar e a carga horária trabalhada será utilizada para a substituição de carga horária presencial. A avaliação deve ser proporcional ao conteúdo trabalhado.

 

apnp titulo pagina    topo coronavirus

 

 


As Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) serão iniciadas pelo Campus Aracruz no dia 25 de maio de 2020, seguindo as orientações da Resolução do Conselho Superior nº 1/2020 do Ifes. Dessa forma, durante os dias 18 e 22 de maio, acontecerão reuniões com todas as turmas e cursos, além da disponibilização de um ambiente virtual, onde serão realizadas as atividades, para familiarização dos estudantes.

Nos dias 18 (segunda) e 19 (terça) de maio ocorrerão as reuniões entre os coordenadores de curso e as turmas, conforme cronograma. Acesse aqui
 
A partir do dia 20 de maio, os estudantes poderão acessar a sala criada para familiarização com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - Moodle.
Acesso:https://ava.cefor.ifes.edu.br/course/view.php?id=7877
Palavra-chave: ambientacao_aracruz
 
Conselho Superior mantém atividades letivas presenciais suspensas até 30 de junho de 2021. Mais informações

Em caso de dúvidas enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 


Orientações aos alunos e/ou pais/responsáveis

Olá, sejam bem-vindos ao Ifes - Campus Aracruz. Todas as informações aqui contidas são relevantes tanto para estudantes dos cursos técnicos e superiores quanto para pais e/ou responsáveis. 

Confira abaixo as principais orientações para o início das atividades letivas. Lembrando o que semestre letivo terá início dia 22 de junho. Em breve divulgaremos a programação do Projeto Boas Vindas e a data para a reunião de pais e/ou responsáveis dos estudantes ingressantes dos cursos técnicos integrados.

 

1. Período Letivo

1º semestre - início - 22/06/2021 // término - 19/10/2021

2º semestre - início - 03/11/2021 // término - 07/04/2022

 

2. Calendário Acadêmico 

Consulte o Calendário Acadêmico e confira as datas das atividades acadêmicas previstas para o ano letivo de  2021. Clique aqui para acessar o calendário.

 

3. Atividades pedagógicas não presenciais (APNPs)

Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) são atividades pedagógicas remotas mediadas ou não por meios de recursos e tecnologias digitais de informação e comunicação que possibilitem aos estudantes o acesso, em seu domicílio, aos materiais de apoio e de orientação que permitam a continuidade dos estudos em função da situação de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) para os cursos técnicos de nível médio e os de graduação do Ifes.

As atividades pedagógicas não presenciais serão consideradas como efetivo trabalho escolar e a carga horária trabalhada será utilizada para a substituição de carga horária presencial. A avaliação deve ser proporcional ao conteúdo trabalhado.

Sobre a suspensão das atividades presenciais, a proposta aprovada pelo Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) prevê a manutenção da suspensão das atividades letivas presenciais até 30 de junho de 2021. Acesse aqui a notícia na íntegra.

 

3.1 Ferramentas utilizadas

Os docentes utilizarão o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle. Também poderão utilizar tecnologias alternativas ou complementares ao AVA-Moodle, como o Sistema Acadêmico, e-mail institucional e de grupos em aplicativos de mensagens instantâneas; videoaulas, fotos e vídeos com envio de links, podcasts, murais colaborativos, fóruns, blogs, sistemas de webconferência, entre outros.

 

3.2 Acesso ao AVA-Moodle

O acesso ao AVA Moodle do Ifes durante a Semana de Ambientação está no endereço https://ava.cefor.ifes.edu.br/course/view.php?id=7877

Clique em "Acessar como visitante". 

 

O AVA Moodle do Ifes também pode ser acessado pelo celular por meio do aplicativo Moodle Mobile, disponível para Android e iOS. Baixe o aplicativo, instale e clique em ABRIR. Na primeira tela será solicitado o endereço de acesso que é: ava.cefor.ifes.edu.br. Clique em CONECTAR. 

 

Para se familiarizar com o uso desta plataforma, veja os tutoriais disponíveis em:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLKz4fshrNwnW94UBKxNfIIqI4mnx34Kxo  

 

As principais dúvidas estão respondidas em:

https://cefor.ifes.edu.br/index.php/perguntas-frequentes  

 

Tutoriais que também podem colaborar:

https://www.cariacica.ifes.edu.br/images/stories/Manual_Moodle.pdf 

https://www.cariacica.ifes.edu.br/noticias/16428-atividades-pedagogicas-nao-presenciais-no-ifes-cariacica?start=2

 

3.3 Acesso ao Sistema Acadêmico 

Os estudantes poderão acessar as informações sobre frequência e notas, via sistema acadêmico, disponível no site do Campus aracruz.ifes.edu.br. (Acesse o perfil “Comunidade” > sistema acadêmico >aluno > primeiro acesso).

 

4. Comunicados aos Pais e/ou Responsáveis 

Quando houver comunicados, serão enviados por meio de mensagens no sistema acadêmico (conforme e-mail cadastrado na matrícula), no site do campus, por contatos individuais e via mídias sociais do campus (Facebook e Instagram).

Os Pais e/ou Responsáveis poderão acessar as informações sobre frequência e notas, via sistema acadêmico, disponível no site do Campus aracruz.ifes.edu.br. (Acesse o perfil “Comunidade” > sistema acadêmico > pais de aluno > login: matrícula do aluno e senha: 123). 

 

5. Regulamento de Organização Didática da Educação Profissional Técnica de Nível Médio 2020 (ROD) e Código de Ética Discente 

É de suma importância que toda a comunidade acadêmica faça uma leitura atenta ao Regulamento de Organização Didática da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (ROD), especialmente em relação à dúvidas quanto à matrícula, instrumentos avaliativos, recuperação paralela e final, segunda oportunidade de avaliação, entre outras questões.  No Código de Ética discente constam sobre os direitos e deveres dos estudantes, fundamentais para sua vida acadêmica. 

Acesse o documento completo em: https://ifes.edu.br/documentos-institucionais/5802-regulamento-da-organizacao-didatica

 

6. Edital de Inscrição para os Programas Específicos da Política de Assistência Estudantil (Auxílios)

O edital será publicado nos meios de comunicação do campus até o dia 10 de julho de 2021. Após a publicação do edital, se atente aos prazos e regras.

 

7. Contatos atualizados

Todos os estudantes devem verificar seus endereços residenciais e contatos telefônicos que estão registrados no Sistema Acadêmico. Em caso de atualização, entre em contato com a Coordenadoria de Registro Acadêmico (CRA) via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Atenção às mensagens

Os estudantes receberão mensagens enviadas pelo Sistema Acadêmico e e-mail cadastrados.

 

Como se manter informado

Acompanhe, curta, comente e compartilhe as publicações realizadas nos canais de comunicação oficiais do campus:

Site - aracruz.ifes.edu.br

Instagram - @ifesaracruz

Facebook - /ifesaracruz

Youtube - Ifes - Campus Aracruz

 

PARA QUANDO HOUVER RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS:

Conforme já divulgado, as aulas presenciais estão suspensas até 30 de junho de 2021. Portanto, as informações abaixo são exclusivas para quando houver o retorno presencial e podem sofrer alterações.

 

Horário das aulas

Técnicos Integrados ao Ensino Médio: 07 à 12h50min

Técnico de Mecânica Concomitante: 18h30min às 22h30min

Obs: as aulas de dependência e recuperação paralela são oferecidas no contraturno.

Intervalo (de 20 minutos): O aluno deverá fazer uso do intervalo para utilizar o banheiro e se alimentar, evitando se ausentar durante o horário das aulas. 

 

Cursos superiores: 

Bacharelado em Química Industrial: vespertino - 13h às 19h

Licenciatura em Química: noturno - 18h30min às 22h40min

Engenharia Mecânica: integral (manhã*, tarde** e noite***) - verifique o horário acadêmico que será disponibilizado pela coordenação durante a semana de realização do Projeto Boas Vindas. Os horários das disciplinas variam conforme o semestre do estudante e podem sofrer alterações, que serão divulgadas nos canais de comunicação oficiais do campus.

* Manhã: início às 07h até 13h
** Tarde: início 13h até 19h
*** Noite: início 19h até 22h

 

 

Atrasos e saídas antecipadas

Em caso de atraso o discente deverá se dirigir à Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE).  Se houver necessidade de saída do discente antes do término do horário, os pais e/ou responsáveis deverão comunicar, por escrito, à Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE). 

Menor de 18 anos:Enviar autorização por escrito pelo aluno e/ou ou vir buscar o estudante no Campus. 

Maior de 18 anos: O discente deverá comparecer à CAE e solicitar a liberação. 

 

Cantina

A cantina do campus é um serviço prestado por empresa terceirizada, comercializando lanches e refeições à comunidade acadêmica. Funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 21h – Almoço: 11h às 13h30min. Reclamações e/ou sugestões: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Além da cantina, o Campus também dispõe de um espaço de uso comum, com pia, refrigerador e micro-ondas. Antes de utilizar o espaço, é importante que o discente consulte as regras de utilização.

 

Uniforme

O uso do uniforme escolar completo é obrigatório nas dependências do Campus, mesmo fora do horário regular de aulas. O uso do jaleco é obrigatório nos laboratórios técnicos e oficinas para todos os cursos. Uniforme oficial camisa branca + calça comprida ou bermuda de tactel - ambos com emblema da Instituição e Calçado fechado. Por questões de segurança, é obrigatório o uso de calçados fechados nas dependências do campus.

 

Material 

Os livros didáticos serão disponibilizados aos discentes durante o período letivo, A guarda e conservação dos mesmos, são de responsabilidade dos alunos e seus pais/responsáveis. A ausência do material didático necessário para a aula acarretará em advertência. Não deverão ser usados materiais indevidos às aulas como: jogos portáteis, baralho, MP3, Ipod, tablets, máquinas fotográficas, tocadores de música ou outros dispositivos ou instrumentos de comunicação ou entretenimento etc, evitando inclusive trazê-los. O Ifes não se responsabiliza por perda ou danos dos mesmos.

 

Intercorrências de Saúde

O serviço de enfermagem do campus Aracruz trabalha no sentido de auxiliar os discentes quando da ocorrência de eventuais acidentes e/ou situações que demandem assistência técnica em enfermagem. É importante que os estudantes tenham em seus pertences: medicação de uso habitual (para enxaqueca, cólica, febre etc.), RG ou outro documento de identificação com foto, carteira do SUS/AMA ou carteira do plano de saúde e telefone de contato emergencial. 

Os responsáveis devem evitar que os (as) alunos (as) venham ao campus na situação de febre, vômito, dor de cabeça, gripe, conjuntivite, catapora, caxumba entre outras enfermidades. 

No caso do discente passar mal na instituição, os pais e/ou responsáveis serão imediatamente comunicados e, diante da avaliação, acionados para que compareçam ao campus. Dessa forma, é fundamental que mantenham o cadastro atualizado, com telefones, e-mails, etc. Nos casos em que os estudantes necessitarem de atendimento hospitalar os responsáveis serão convocados a comparecer no local em até duas horas, após ser informado da situação, vencido esse período o Conselho Tutelar municipal será acionado.

O setor de enfermagem não tem caráter de enfermaria, senão, sala de apoio para atendimento inicial. Por isso não realiza quaisquer tipos de medicações, ainda que com receita médica e/ou autorização verbal/escrita dos pais. 

Quaisquer dúvidas entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Biblioteca

A Biblioteca Professor José Maria Coutinho está localizada no Bloco D, o seu funcionamento é de segunda-feira à sexta-feira, das 08h às 21h. Conta com os seguintes espaços para atendimento ao público: espaço de leitura e pesquisa com cabines para estudo individual, 02 salas de estudo em grupo, 04 computadores para pesquisa e realização de trabalhos acadêmicos além do acervo físico e virtual constituído de diversos assuntos.

Os produtos e serviços ofertados, assim como as normas de regulamento da biblioteca estão disponíveis no seguinte endereço eletrônico: https://aracruz.ifes.edu.br/biblioteca.  

 

Atendimento para dúvidas gerais:

Por e-mail:escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Forneça os seguintes dados

- Nome do estudante

- Matrícula

- Curso (Integrado, Concomitante ou Graduação)

- Dúvida/Solicitação

Pode ser combinado um encontro on-line para ajuda síncrona.

 

Contatos 

Diretoria de Ensino

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE)

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 27-3270-7869 Horário de funcionamento 07:00 às 22:00

 

Coordenadoria de Biblioteca (CB)

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Coordenadoria de Atendimento Multidisciplinar (CAM)

Laize - Psicóloga: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Whatsapp: 27 3270-7873

Leonardo - Aux. Enfermagem: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Lívia - Assistente Social: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Whatsapp: 27 3270-7874

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Coordenadoria Geral de Ensino (CGE)

Nádia Ribeiro Amorim

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Coordenadoria de Gestão Pedagógica (CGP)

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Whatsapp: 27 3270-7875

 

Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE)

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 27 3270-7869

 

Coordenadoria de Registro Acadêmico (CRA)

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Whatsapp: 27 3270-7877

 

Coordenadoria do Curso Técnico em Química:

Anderson Mariquito

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Coordenadoria do Curso Técnico em Mecânica:

Samuel Berger Velten

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Química:

Tiago Pulce Bertelli

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Coordenadoria do Curso de Química Industrial:

Flávia Puget

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Coordenadoria do Curso de Engenharia Mecânica:

Antonio Ricardo Grippa Satiro

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Canais de comunicação do campus:

Site

Sistema Acadêmico

Facebook

Instagram

Youtube


ATENÇÃO:

1ª Avaliação APNP - DE 09 A 12 DE JUNHO

Conforme previsto no §2º do Art.6º da Resolução CS 01/2020, decorridos 20 dias de sua implementação, cada campus deverá realizar avaliação inicial acerca da metodologia, das tecnologias digitais de informação e comunicação, das ferramentas e dos materiais adotados. Neste sentido, De hoje (09/06) até a próxima sexta-feira (12/06) às 23h59min, estará disponível o acesso ao Questionário de Avaliação Diagnóstica das Atividades Pedagógicas Não Presenciais - APNPs, composto por questões relativas ao período de 25/05 a 05/06/2020. O link para acesso ao questionário está disponível no sistema acadêmico e e-mail institucional dos servidores.

É de extrema importância a participação de todos, pois é por meio de sua avaliação que poderemos acompanhar o desenvolvimento das APNP's e aperfeiçoá-las.

Comissão Gestora das Atividades Pedagógicas Não Presenciais

 


1 - O que é o plano quinzenal de APNP?

O plano quinzenal de atividades pedagógicas não presenciais (APNP) é o documento que balizará as atividades de cada disciplina pelo período de 15 dias. Nele o professor apresenta (com anuência do Coordenador de Curso e da Coordenadoria de Gestão Pedagógica) aos estudantes de sua disciplina a descrição das atividades a serem realizadas e os recursos a serem utilizados no processo de aprendizagem, carga horária ofertada e as formas de avaliação.

2 - Como acessar o Ava/Moodle?
O link de acesso ao sistema é https://ava.cefor.ifes.edu.br/. No sistema o aluno terá acesso às disciplinas nas quais está matriculado. O login é o nº de matrícula e a senha do primeiro acesso é Mud@r123. Importante: o e-mail precisa estar cadastrado no sistema acadêmico para que o estudante consiga acessar o Ava. 

Acesse aqui o vídeo tutorial sobre o primeiro acesso ao Moodle.

Confira a playlist preparada pelo Cefor para te auxiliar, caso seja seu primeiro acesso: https://www.youtube.com/playlist?list=PLKz4fshrNwnW94UBKxNfIIqI4mnx34Kxo

Obs: o estudante poderá acessar o link da sala pelo computador ou baixar o aplicativo no celular (disponível no endereço: https://download.moodle.org/mobile/. No momento do download será solicitado o endereço de acesso que é: https://ava.cefor.ifes.edu.br/). Pelo aplicativo os alunos podem acessar as atividades de qualquer lugar, estando ou não online. Para tanto, é necessário acessar a internet para fazer o download dos materiais (Clique em painel, acesse o curso, clique no ícone 3 pontinhos no canto superior direito e escolha a opção Download do curso). Tudo o que o aluno fizer offline no aplicativo será sincronizado automaticamente quando conectado.

3 - Como atualizar meu e-mail no Sistema Acadêmico?
Para atualizar seu e-mail no sistema acadêmico acesse https://academico.ifes.edu.br/ e clique no ícone “Pedido de Alteração de Dados Cadastrais”.

4 - Como faço para tirar dúvidas sobre as atividades?
No próprio Ava/Moodle ou pelo envio de e-mail para os professores das disciplinas.

  


DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE IMPLANTAÇÃO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO
PRESENCIAIS – APNPs

Como faço para acessar as atividades?
As atividades estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle já integrado ao sistema acadêmico do Ifes. Confira a playlist preparada pelo Cefor: https://www.youtube.com/playlist?list=PLKz4fshrNwnW94UBKxNfIIqI4mnx34Kxo

Qual será o horário das aulas?
As aulas não tem horário definido para acontecer. Cada docente vai combinar com a turma um horário de atendimento para discutir os conteúdos e tirar eventuais dúvidas. As atividades síncronas serão preferencialmente no turno de suas aulas. (Os estudantes podem conferir o cronograma quinzenal de atividades para não conciliar várias atividades ao mesmo tempo).

As atividades ficarão disponíveis por quanto tempo?
Por todo o período do isolamento social. Na retomada das atividades presenciais as atividades ainda ficarão disponíveis por um período a ser determinado, para que aqueles que não tiveram acesso durante o isolamento possam fazer as avaliações.

Quais ferramentas poderão ser utilizadas?
Os docentes poderão utilizar tecnologias complementares ao AVA-Moodle, como e-mail institucional e de grupos em aplicativos de mensagens instantâneas; vídeo-aulas, fotos e vídeos com envio de links, podcasts, murais colaborativos, fóruns, blogs, sistemas de webconferência. Será dada preferência para as tecnologias que podem ser integradas ao AVA-Moodle.

Como funciona o registro de presença?
Quando o estudante entrega a atividade.

Qual o prazo para entrega das atividades?
Existirá uma data para entrega, mas no Moodle, esta data vai ficar em aberto para aqueles que não conseguem entregar, mas com justificativa.

Quem não tiver acesso às atividades, poderá fazer a prova quando retornarem as atividades presenciais?
Sim, as atividades ficarão disponíveis para que aqueles que não consigam realizá-las remotamente possam fazê-las no retorno das atividades.

Qual o percentual de atividades que serão realizadas à distância?
40% das atividades teóricas para os cursos técnicos concomitantes e de graduação
20% das atividades teóricas para os cursos técnicos integrados

Como ficou o calendário acadêmico?
O calendário acadêmico será retomado no dia 25 de maio e a data de início equivale ao dia 19 de março para contagem dos dias letivos.

Os eventos serão mantidos?
Os eventos serão adaptados, na medida do possível, para formato virtual.

 

 


5 aplicativos gratuitos para montar um plano de estudos

 Dicas de Produtividade no Estudo

Planilha para Planejamento de Estudos

Tutorial para Acessar as Bibliotecas Virtuais Pearson e Minha Biblioteca pelo Moodle (nova versão)

Acessando o Moodle utilizando dispositivos móveis (Android e iOS)

Organize sua rotina 

A manutenção de uma rotina diária de estudos é fundamental para o momento em que estamos vivendo, tanto para assimilar conteúdos já estudados, quanto para adquirir novos conhecimentos. Assim, sugere-se que nesses dias os discentes organizem o seu tempo considerando momentos para o descanso, o lazer, a interação à distância com os amigos, as atividades cotidianas em casa e com a família, bem como para a realização de tarefas escolares curriculares e/ou extracurriculares. É de extrema importância não se isolar dentro da própria casa: conversar, falar dos seus sentimentos e ouvir os outros tornam esse tempo menos difícil e mais leve.

Além de realizar as tarefas propostas, o tempo em casa pode ser utilizado para revisar quais temas têm-se dúvidas, escrever redações e aprofundar seus conhecimentos em algumas disciplinas. É uma boa oportunidade também para se dedicar às atividades do seu interesse, tais como aprender ou exercitar um novo idioma, desenvolver suas habilidades com algum instrumento musical, aprender algo novo, ver filmes, séries e ler livros. O importante é que você planeje suas atividades diárias, para executá-las de modo a tornar esse período um momento potente de aprendizados e vivências.

Para organizar sua rotina:
1. Estabeleça um horário para acordar, dormir e fazer suas refeições.
2. Planeje o horário de estudos para executar as atividades propostas pelos docentes, tendo o cui-dado de não concentrar conteúdos nos quais têm dificuldades em um mesmo dia;
3. Se organize para o tempo de estudo e separe de antemão todo o material necessário;
4. Mantenha seu quarto e ambiente de estudos limpo e organizado;
5. Separe tempo para executar as demais tarefas diárias;
6. Tente exercitar seu corpo e sua respiração: na internet há vários vídeos sobre o tema;
7. Planeje um momento para aprofundar seus conhecimentos, habilidades, aprender algo novo, ler, ver filmes etc.;
8. Reserve um período do dia para interagir com as pessoas que moram com você e com aquelas das quais você está afastado;
9. Hidrate-se e alimente-se bem. Faça exercícios, tome banho de sol e fortaleça sua imunidade.

Não custa lembrar:
1. Estabeleça uma estratégia para que o celular e as redes sociais não sejam a sua principal atividade durante sua rotina diária;
2. Elaboramos uma sugestão de rotina diária a fim de lhe auxiliar a organizar o seu tempo de estudos não presencial; Clique aqui para acessar o documento. 
3. Acompanhe o site e mídias sociais do Campus para estar sempre atualizado. 

 


Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as atividades administrativas acontecem preferencialmente de forma remota e o atendimento presencial ao público externo está suspenso.

Confira os e-mails das coordenadorias do Campus:

Diretoria de Ensino:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Coordenadoria de Atendimento Multidisciplinar (CAM):

Laize - Psicóloga: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./ Whatsapp: 27 3270-7873

Leonardo - Aux. Enfermagem: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lívia - Assistente Social: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gabriela - Estagiária: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Coordenadoria Geral de Ensino:

Leonardo Muniz de Lima
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Coordenadoria de Gestão Pedagógica (CGP)

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Whastapp: 27 3270-7875


Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE)

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Whastapp: 27 3270-7869


Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA)

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Whatsapp: 27 3270-7877


Coordenadoria do Curso Técnico em Química:

Anderson Mariquito
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Coordenadoria do Curso Técnico em Mecânica:

Samuel Berger Velten
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  


Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Química:

Nádia Ribeiro Amorim
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Coordenadoria do Curso de Química Industrial:

Flávia Puget
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Coordenadoria do Curso de Engenharia Mecânica:

Antonio Ricardo Grippa Satiro
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


O plano quinzenal de atividades pedagógicas não presenciais (APNP) é o documento que baliza as atividades de cada disciplina pelo período de 15 dias. Nele o professor apresenta (com anuência do Coordenador de Curso e da Coordenadoria de Gestão Pedagógica) aos estudantes de sua disciplina a descrição das atividades a serem realizadas e os recursos a serem utilizados no processo de aprendizagem, carga horária ofertada e as formas de avaliação.

Os planos são enviados quinzenalmente por email/acadêmico aos alunos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página