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Especialização no Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente - ENCISA
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ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS, SAÚDE E AMBIENTE (Encisa) – Turma prevista para 2025 (Em fase de tramitação na PRPPG –Ifes).
A Pós-Graduação Especialização em Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente (Encisa), em parceria com o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância – Cefor e o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um curso de natureza interdisciplinar dentro da área de Ensino. A característica interdisciplinar da Especialização em Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente (Encisa) implica na promoção de trocas teóricas e metodológicas, na criação de novos conceitos e metodologias, e na construção de níveis crescentes de intersubjetividade, com o objetivo de abordar a complexidade dos fenômenos estudados. A Especialização em Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente (Encisa) tem duração de 18 meses e carga horária de 360h.
Carga Horária: De acordo com o artigo 36, I, do Regulamento da Organização Didática dos Cursos de Pós-Graduação de Formação Continuada e Stricto sensu do Ifes (ROD/2023), homologada pela Resolução CONSUP/Ifes nº 171/2023, de 20 de Agosto de 2023, o Curso de Especialização em Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente (Encisa) têm carga horária de 360h.
Duração: 18 (dezoito) meses
Modalidade: A Distância
Horário: Flexível com atividade síncronas preferencialmente quarta-feira e/ou sábado.
Edital: Seleção prevista para 2025
Coordenador: Frederico da Silva Fortunato
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Atenção: O processo de aprovação do curso de especialização em Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente (Encisa) encontra-se em andamento na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFES. Portanto, as informações disponibilizadas nesta página podem sofrer alterações.
Sobre o curso
Diante dos dilemas pessoais, sociais, profissionais, tecnológicos e ambientais gerados pela sociedade contemporânea, é essencial estabelecer diálogos não apenas entre disciplinas afins dentro da mesma área do conhecimento, mas também entre áreas distintas, incluindo saberes disciplinares e não disciplinares (BRASIL, 2019). O curso busca atender à natureza multifacetada desses desafios ao fomentar a integração e a colaboração entre diferentes campos do saber.
A prática interdisciplinar permite que conceitos e métodos de diferentes áreas do conhecimento sejam combinados para abordar problemas complexos que não podem ser compreendidos completamente por uma única perspectiva disciplinar. Por exemplo, ao investigar questões ambientais, é fundamental considerar não apenas aspectos científicos, mas também dimensões econômicas, sociais e culturais. Esse enfoque integrado enriquece o processo de aprendizagem e oferece aos estudantes uma compreensão mais profunda e contextualizada dos problemas (TEXEIRA, et. al., 2021).
Desta forma, a proposta do Curso de Especialização em Ensino, Saúde e Ambiente (Encisa) é contribuir para superar essa fragmentação entre as disciplinas e áreas de conhecimento. O objetivo é promover uma abordagem integrada que permita aos educadores conectar o saber escolar com questões científicas, de saúde e ambientais de forma coesa e significativa.
Estrutura curricular
Corpo docente
Cezar Henrique Manzino Rodrigues
Diego José Welsing Nogueira
Elvina Maria de Sousa Arruda
Felipe Sarmenghi Rangel
Frederico da Silva Fortunato
Josiana Laporti
Leticia Cavassana Soares
Leonardo Muniz de Lima
Warlen Alves Monfardini
Anderson Mariquito
Larissa Merizio de Carvalho
Max José Belo de Souza
Odacyr Roberth Moura da Silva
Thalita Cunha Rezende Massini
Público-alvo
O público-alvo da Pós-Graduação Especialização em Encisa é composto por graduados (licenciados ou Bacharel) que atuam ou aspiram atuar nas áreas de educação formal e não formal. Especificamente, o curso é direcionado a:
- Professores e educadores que já possuem formação em ciências naturais, saúde ou áreas afins e desejam aprofundar seus conhecimentos e aprimorar suas práticas pedagógicas, especialmente no contexto de uma abordagem interdisciplinar.
- Profissionais que atuam em áreas relacionadas à ciência, saúde ou meio ambiente e buscam integrar seus conhecimentos com práticas educativas, seja para atuar em contextos educativos ou para contribuir com a formação de outros educadores.
- Professores da educação básica, fundamental e média, que trabalham em escolas e instituições de ensino formal e estão interessados em incorporar metodologias interdisciplinares e transdisciplinares em suas práticas pedagógicas.
- Profissionais que atuam em contextos educativos não formais, como instituições culturais, centros de ciências, museus, ONGs e programas de educação comunitária, e que buscam estratégias para integrar conhecimentos de ciências, saúde e ambiente em suas atividades.
- Outros profissionais da área de educação, como coordenadores pedagógicos, gestores escolares e consultores educacionais, que desejam ampliar sua compreensão e prática em relação às áreas de ciências, saúde e ambiente e sua aplicação no ensino.
O curso visa atender a este público com uma formação que promove a integração de conhecimentos e práticas, capacitando-os a enfrentar desafios complexos e a aplicar uma abordagem educacional mais integrada e contextualizada.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Diretoria de Avaliação (DAV). Documento de Área. Área 45: Interdisciplinar. [2019]. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/INTERDISCIPLINAR.pdf. Acesso em: 13 Ago. 2024.
TEIXEIRA, Sabrina Anacleto; GARCIA, Carlos Eduardo Nunes; FERREIRA, Flávia Marina Moreira; SALES, Izabella Fátima Oliveira de; FERREIRA, Leonardo Gonçalves. Interdisciplinar na prática: uma possibilidade de ensino e aprendizagem baseada em novos letramentos. Revista Educação Pública, v.21, nº 11, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/11/interdisciplinaridade-na-pratica-uma-possibilidade-de-ensino-e-aprendizagem-baseada-em-novos-letramentos. Acesso em: 15 Ago.2024.
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