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Especialização no Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente - ENCISA
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ENCISA 2025
ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS, SAÚDE E AMBIENTE (Encisa) – Turma prevista para 2025/02.
A Pós-Graduação Especialização em Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente (Encisa), em parceria com o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância – Cefor e o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um curso de natureza interdisciplinar dentro da área de Ensino. A característica interdisciplinar da Especialização em Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente (Encisa) implica na promoção de trocas teóricas e metodológicas, na criação de novos conceitos e metodologias, e na construção de níveis crescentes de intersubjetividade, com o objetivo de abordar a complexidade dos fenômenos estudados. A Especialização em Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente (Encisa) tem duração de 18 meses e carga horária de 360h.
Carga Horária: De acordo com o artigo 36, I, do Regulamento da Organização Didática dos Cursos de Pós-Graduação de Formação Continuada e Stricto sensu do Ifes (ROD/2023), homologada pela Resolução CONSUP/Ifes nº 171/2023, de 20 de Agosto de 2023, o Curso de Especialização em Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente (Encisa) têm carga horária de 360h.
Duração: 18 (dezoito) meses
Modalidade: A Distância
Horário: Flexível com atividade síncronas preferencialmente quarta-feira e/ou sábado.
Edital: Seleção prevista para 2025
Coordenador: Frederico da Silva Fortunato
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Atenção: O processo de aprovação do curso de especialização em Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente (Encisa) encontra-se em andamento na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFES. Portanto, as informações disponibilizadas nesta página podem sofrer alterações.
Sobre o curso
A Pós-Graduação Especialização em Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente (Encisa) oferece uma abordagem inovadora e interdisciplinar na área de Ensino, buscando integrar as diversas disciplinas e áreas do conhecimento. O curso capacita educadores a conectar o conhecimento com questões científicas, de saúde e ambientais, utilizando práticas pedagógicas interdisciplinares que promovem a interação entre diferentes campos do saber. Essas práticas visam um engajamento mais efetivo dos aprendizes, demonstrando a relevância e a interdependência dos conhecimentos, e aprimorando o desempenho geral. A especialização Encisa se destaca por sua proposta de articular diferentes áreas do saber, preparando profissionais para um ensino mais dinâmico e conectado com os desafios do mundo real.
Estrutura curricular

Corpo docente
- Processo de seleção de cadastro de reserva de professores para atuarem nos cursos do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), ofertados pelo Ifes.
Cezar Henrique Manzino Rodrigues
Elvina Maria de Sousa Arruda
Felipe Sarmenghi Rangel
Frederico da Silva Fortunato
Josiana Laporti
Leticia Cavassana Soares
Leonardo Muniz de Lima
Warlen Alves Monfardini
Colaboradores
Anderson Mariquito
Larissa Merizio de Carvalho
Max José Belo de Souza
Odacyr Roberth Moura da Silva
Thalita Cunha Rezende Massini
Público-alvo
O público-alvo da Pós-Graduação Especialização em Encisa é composto por graduados (licenciados ou Bacharel) que atuam ou aspiram atuar nas áreas de educação formal e não formal. Especificamente, o curso é direcionado a:
- Professores e educadores que já possuem formação em ciências naturais, saúde ou áreas afins e desejam aprofundar seus conhecimentos e aprimorar suas práticas pedagógicas, especialmente no contexto de uma abordagem interdisciplinar.
- Profissionais que atuam em áreas relacionadas à ciência, saúde ou meio ambiente e buscam integrar seus conhecimentos com práticas educativas, seja para atuar em contextos educativos ou para contribuir com a formação de outros educadores.
- Professores da educação básica, fundamental e média, que trabalham em escolas e instituições de ensino formal e estão interessados em incorporar metodologias interdisciplinares e transdisciplinares em suas práticas pedagógicas.
- Profissionais que atuam em contextos educativos não formais, como instituições culturais, centros de ciências, museus, ONGs e programas de educação comunitária, e que buscam estratégias para integrar conhecimentos de ciências, saúde e ambiente em suas atividades.
- Outros profissionais da área de educação, como coordenadores pedagógicos, gestores escolares e consultores educacionais, que desejam ampliar sua compreensão e prática em relação às áreas de ciências, saúde e ambiente e sua aplicação no ensino.
O curso visa atender a este público com uma formação que promove a integração de conhecimentos e práticas, capacitando-os a enfrentar desafios complexos e a aplicar uma abordagem educacional mais integrada e contextualizada.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Diretoria de Avaliação (DAV). Documento de Área. Área 45: Interdisciplinar. [2019]. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/INTERDISCIPLINAR.pdf. Acesso em: 13 Ago. 2024.
FREIRE, Paulo.Pedagogia do oprimido. 1.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. rev. São Paulo: Cortez, 2011.
SANTOS, AKIKO. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação. V. 13, n. 37, 2008.
TEIXEIRA, Sabrina Anacleto; GARCIA, Carlos Eduardo Nunes; FERREIRA, Flávia Marina Moreira; SALES, Izabella Fátima Oliveira de; FERREIRA, Leonardo Gonçalves. Interdisciplinar na prática: uma possibilidade de ensino e aprendizagem baseada em novos letramentos. Revista Educação Pública, v.21, nº 11, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/11/interdisciplinaridade-na-pratica-uma-possibilidade-de-ensino-e-aprendizagem-baseada-em-novos-letramentos. Acesso em: 15 Ago.2024.
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