Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Manual do Estudante > Campus > Diretorias > Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão > Semeando Talentos Ifes e Prefeitura Municipal de Ibiraçu 2024
Início do conteúdo da página

Semeando Talentos Ifes e Prefeitura Municipal de Ibiraçu 2024

O Ifes Campus Aracruz, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ibiraçu lançou o Projeto Preparatório Semeando Talentos visando estimular os estudantes da rede pública, por meio de uma preparação para o processo seletivo do ensino médio integrado a cursos técnicos, com aulas expositivas e dialogadas, bem como a resolução de exercícios das disciplinas do ensino fundamental, possibilitando a esses alunos uma revisão dos conteúdos trabalhados em suas respectivas escolas.
Este projeto tem como premissa ampliar as condições de acesso dos alunos do 9º ano da Rede Municipal e Estadual na crescente disputa de vagas nos processos seletivos de instituições de Ensino Médio profissionalizante e não profissionalizantes (Ifes, SESI, SENAI, ESEN e outros). Nessa direção, faz-se necessário subsidiar o processo de aprendizagem desses estudantes, de modo que tenham melhores condições de aprendizagem para o ingresso e a permanência, nesses espaços educacionais.
Reconhecendo, assim, a importância do ensino médio integrado aos jovens em idade escolar, acredita-se que a implantação desse projeto vem nessa perspectiva de expandir as oportunidades aos estudantes da rede pública municipal o acesso ao ensino médio de qualidade ofertado nos Institutos Federais e outras escolas de formação técnica, reconhecidas por sua excelência de ensino.

 

Contextualização

Ibiraçu é um município vizinho ao município de Aracruz com população estimada de 11.723 habitantes em 2022 (IBGE). Localiza-se a cerca de 50 km (em linha reta), ao norte da capital do estado. O município, atravessado pela EFVM e pela BR-101, é conhecido por suas lanchonetes à beira da estrada que servem os tradicionais pastéis e caldo de cana. O turismo e a produção agrícola de café, banana e palmito são as principais atividades econômicas do município, além do comércio e da cultura do eucalipto. Entretanto, grande parte da mão de obra residente no município atua na cidade de Aracruz, cidade em franco desenvolvimento de polos industriais e químicos.
Neste cenário de investimentos, inovações organizacionais e tecnológicas acentua-se a importância da educação profissional, na formação de trabalhadores qualificados, em face das mudanças nas regras do mercado que exigem maior qualidade dos produtos e flexibilidade nos processos produtivos. As indústrias e seus processos produtivos, cada vez mais automatizados exigem um alto nível de intervenção por parte do trabalhador, cuja organização do trabalho baseia-se em alto grau de divisão e especialização de tarefas.

 

Coordenação: Tatiana Candeia da Silva Fortunato

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Colaboradores: composta por professores extensionistas e técnicos administrativos que desempenham funções essenciais na estruturação e desenvolvimento do projeto.

 

Confira as fotos da aula inaugural:

WhatsApp Image 2024 06 14 at 09.57.10

WhatsApp Image 2024 06 14 at 09.57.12

WhatsApp Image 2024 06 14 at 09.57.14

WhatsApp Image 2024 06 14 at 09.57.16

WhatsApp Image 2024 06 14 at 09.57.16 1

WhatsApp Image 2024 06 14 at 09.57.18 2

WhatsApp Image 2024 06 14 at 09.57.18 4

Fim do conteúdo da página