Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Aluno > Alunos > Apresentação e Informações Gerais
Início do conteúdo da página

Apresentação e Informações Gerais

Índice de Artigos

O curso forma profissionais habilitados para atuar nos diversos setores da Indústria Química, tais como: pesquisa e desenvolvimento de produtos, laboratórios de análises, planejamento, organização, produção e controle de processos industriais, controle de qualidade, gerenciamento de equipe técnica.

 

Coordenadora: Flávia Puget

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (27) 3270-7883

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8628534764515280


A seleção é feita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Além disso, com frequência, o Ifes lança editais para aproveitamento de vagas remanescentes (maiores informações na página do Ifes).

 


Formar profissionais com sólido conhecimento científico básico, domínio das técnicas de laboratórios e de operações unitárias, com condições de atuar nos campos de atividades socioeconômicas que envolvam as transformações da matéria, direcionando essas transformações, controlando os seus produtos, interpretando criticamente as etapas de produção, efeitos e resultados, aplicando abordagens criativas à solução de problemas e desenvolvendo novas tecnologias. 

 


O egresso do curso de Bacharelado em Química Industrial tem perfil generalista, preparado para atuar nos diversos setores da Indústria Química como: pesquisa, desenvolvimento, controle de processos, produção, controle de qualidade, domínio das técnicas de básicas de utilização de laboratórios e equipamentos meio ambiente, entre outros. O profissional também é capaz de interpretar criticamente as etapas envolvidas nos processos, controlando os seus produtos, interpretando criticamente as etapas, efeitos e resultados. Além disso, ter soluções criativas para as soluções de problemas e acompanhar o desenvolvimento de novas tecnologias de maneira crítica e participativa, pautado em princípios éticos e na realidade política, social, econômica e cultural. Mas com espírito científico, democrático e inovador. 

 


- O Curso de Química Industrial – campus Aracruz, com 40 vagas anuais, em turno integral foi autorizado pela Resolução nº 60/2015 em 18 de dezembro de 2015 pelo Conselho Superior do Ifes.

- O início do curso se deu no primeiro semestre de 2016.

- Duração de 4 anos. 

As principais justificativas para abertura do curso, foram:

O Estado do Espírito Santo é apontado para os próximos anos como um dos estados de maior crescimento, em função das descobertas petrolíferas, que o coloca como segundo maior produtor de petróleo e de gás natural do país, fazendo surgir uma grande demanda de profissionais habilitados em diversas ocupações para o atendimento às empresas do respectivo arranjo produtivo. Além disto, o Espírito Santo vem recebendo instalações de novas empresas como a WEG Motores (Linhares), Estaleiro Jurong Aracruz (Aracruz), Fábrica de Microônibus Marcopolo (São Mateus), Carta Fabril (Aracruz), Nutripetro (Aracruz), Terminal Aquaviário de Barra do Riacho - TABR (Aracruz) do grupo Petrobras, entre outras empresas, lembrando que o setor industrial no Estado conta com empresas gigantes em faturamento ou multinacionais, como Vale, Fibria, Petrobras, Arcellor Mittal, Samarco, dentre outras, necessitando, portanto, da formação do Químico Industrial para atuar nas diversas áreas requeridas.

Particularmente no município de Aracruz, as empresas Fibria e Portocel, conjuntamente com as demais empresas da cadeia de produção de Celulose e Derivados representa um conglomerado econômico/produtivo de enorme significado mercadológico para o Espirito Santo. Além disso, Imetame, Metso Automation, Estel, Nutrigas e TecVix são outras empresas de destaque do município de Aracruz. Ressalta-se que Aracruz encontra-se na microrregião capixaba denominada Rio Doce, e juntamente com Linhares, constituem dois dos mais importantes municípios no norte Capixaba, seja geograficamente, seja economicamente. Nesta microrregião, encontramos muitas outras empresas, sobretudo de alimentos, a saber: Sucos Mais e Leão Alimentos e Bebidas, Trop Brasil, Ducoco Produtos Alimentícios, etc. Outras empresas de destaque nas proximidades de Aracruz são: Petrobras Unidades de São Mateus; Petrobas Unidade de Cacimbas em Linhares, Brametal em Linhares e Columbia em Fundão.

Além das possibilidades de empregabilidade diretamente ligadas a todas as empresas anteriormente citadas, o Químico Industrial é um profissional que julgamos empreendedor, com forte potencial para prestar serviços, constituir empresa, enfim, empreender.

 


Bacharel em Química Industrial estará habilitado e qualificado a exercer as atividades permitidas ao profissional de Química descritas nos itens 1 a 13 do Art. 1 da Resolução Normativa do CFQ nº 36 de 24/04/74, sendo as seguintes atividades:

1. Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das respectivas atribuições;

2. Assistência, consultoria, formulações, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização relacionadas com atividades de químicos;

3. Vistoria, pericia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos, elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das respectivas atribuições;

4. Magistério, respeitada a legislação específica;

5. Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas;

6. Ensaios e pesquisas em geral, pesquisa desenvolvimento de métodos e produtos;

7. Analise química e físico-química, químico-biológica, fitoquímica, bromatológica, químico toxicológica, sanitária e legal, padronização e controle de qualidade;

8. Produção e tratamento prévio e complementar de produtos e resíduos químicos;

9. Operação e manutenção de equipamentos e instalações relativas a profissão de químico e execução de trabalhos técnicos;

10. Condução e controle de operações e processos industriais, de trabalhos técnicos, montagens, reparos e manutenção;

11. Pesquisa e desenvolvimento de operações e processos industriais;

12. Estudo, elaboração e execução de projetos de processamento;

13. Estudo de viabilidade técnica e técnico-econômica no âmbito das atribuições respectivas.

Além das competências técnicas deseja-se que o profissional formado tenha uma visão humanística, ampla e cidadã de sua atividade profissional. 

 


Coordenadora: Flávia Puget

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (27) 3270-7883

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8628534764515280

registrado em:
Fim do conteúdo da página