Projetos do Campus serão apresentados na FECINC
A IV Jornada de Integração do Ifes (30 de novembro a 4 de dezembro) conta com 2 projetos do Campus Aracruz na Área de Ciências Exatas e da Terra. Confira abaixo o resumo de cada projeto e os vídeos de divulgação:
Como anda o trânsito da minha cidade?
Sobre o Projeto:
“Este projeto consiste em um desdobramento teórico de uma iniciação científica e tem como finalidade investigar a qualidade do trânsito nas cidades capixabas por meio de um questionário interativo tendo como parâmetros principais de sistematização de dados os sete princípios básicos de percepção dos usuários da via descritos no Manual de Trânsito Brasileiro. A produção de dados dar-se-á por meio de interações com os cidadãos das cidades do Espírito Santo a partir de mídias sociais instagram e twitter. Espera-se uma ação colaborativa da sociedade capixaba na redução de índices de acidente e melhoria da qualidade do trânsito.”
Confira aqui mais detalhes no vídeo de divulgação.
Análise e Otimização do Processo de Implementação de Sinalização Semafórica: Um estudo da cidade de Aracruz/ES
Sobre o Projeto:
“O presente trabalho trata da análise prévia e da otimização para a instalação de sinalização semafórica na malha viária da Sede do Município de Aracruz/ES. Partindo da ideia de que a sinalização semafórica encontra-se defasada em vários municípios brasileiros, busca-se nesta pesquisa, exemplificar os problemas que são recorrentes aos cidadãos que utilizam o sistema rodoviário na cidade de Aracruz como meio de transporte principal.
O objetivo deste projeto é otimizar o processo da análise que antecede a implementação de sinalização semafórica, e consecutivamente analisar os semáforos já instalados no Município, pontuando possíveis irregularidades que influenciam no trânsito em vias que dispõe dessas sinalizações. Se tratando de um projeto em desenvolvimento espera-se, ao final, obtermos parceria com o Conselho Municipal de Trânsito e a Prefeitura da Cidade, apresentando a pequena interface que baseados nos dados analisados, apontam os erros e acertos que a sinalização semafórica promove, podendo assim, contribuir um pouco com o plano de mobilidade pública para sociedade aracruzense.”
Confira aqui mais detalhes no vídeo de divulgação.
Redes Sociais