Campus Aracruz participa de evento “Junho Verde” no bairro Morobá
No dia 12 de junho de 2023 foi realizado o 1º Junho Verde: Morobá/2023, sendo a primeira edição do evento foi realizado no bairro Morobá. A finalidade dessa ação de educação ambiental “não-formal” foi estimular práticas voltadas a sensibilizar a coletividade e convocá-la a participar ativamente da defesa do meio ambiente.
O local escolhido para realizar o evento foi entre a Unidade de Saúde e a Igreja Católica. Esse local é importante para o resgaste histórico da comunidade do bairro Morobá. Idosas moradoras da comunidade lembram que utilizaram a água da lagoa para lavar roupa a 50 anos atrás, e pescaram no local. Lembraram também que a moradora, Dona Maria Clara Azevedo, cuidava no local criando animais, e cortando o mato para facilitar o acesso da comunidade a esse espaço.
Os moradores relataram, ainda, que Dona Maria tinha um fogão a lenha no local e fazia polenta, e distribuía a todos, principalmente as crianças. Durante o
evento a comunidade fez uma homenagem a Dona Maria Clara Azevedo entregando uma placa a sua neta Leticia Azevedo que, emocionada, relembrou que aquele espaço era tratado com muito carinho por sua avó que considerava um refúgio para os moradores.
O evento também contou com as oficinas do Ifes - Campus Aracruz por meio do Programa Educa Ifes Morobá, do Programa Ifes - Campus Aracruz MaiSustentável, e o Núcleo de Educação ambiental (NEA), das oficinas de Educação Ambiental “Conscientização”, e da Tenda de Educação Ambiental (SEMAM), e do plantio de mudas doadas pela IMETAME. O evento, além da comunidade local, contou com a presença do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Morobá, do Projeto Minha Chance, Profissionais e alunos da Escola municipal Honório Nunes Jesus, e profissionais do Incaper/Aracruz.
O morador Cêceu relatou “o evento é uma oportunidade para a conscientização ambiental para manter a lagoa preservada, bem como, realizar uma singela homenagem a Dona Maria Clara Azevedo (em memória) a idealizadora e responsável pela reestruturação do espaço (...) em manter preservar um dos lugares mais bonitos da cidade”.
O Coordenador do NEA Aracruz e do Programa Educa Ifes Morobá, Frederico S. Fortunato, lembrou a comunidade a importância de resgatar a história do local da lagoa. “Esse momento é a oportunidade de compreender a identidade do bairro”. A história do bairro é riquíssima, por isso, temos que resgatá-la no sentido de dar o protagonismo que seus moradores merecem, afirmou. O Coordenador agradeceu os parceiros, ressaltando que sem eles o evento não seria realizado, e sugeriu que a comunidade desse continuidade ao evento homenageando moradores que desenvolvessem iniciativas de preservação do meio ambiente local no 2º Junho Verde: Morobá/2024.
Confira os registros fotográficos do evento:
Texto e fotos: NEA Campus Aracruz
Redes Sociais