Página inicial > Notícias > Últimas Notícias > RELATÓRIO PARCIAL DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2020

RELATÓRIO PARCIAL DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2020

A autoavaliação Institucional é uma importante ferramenta que auxilia a gestão a conhecer as potencialidades e carências dos Campi, contribuindo para as melhores tomadas de decisão visando uma excelente qualidade de ensino, pesquisa e extensão. Na autoavaliação Institucional, a comunidade acadêmica, formada por estudantes e servidores, poderão demonstrar a sua percepção sobre seu Campus através de um amplo questionário podendo ainda opinar e dar sugestões.

O processo de Autoavaliação 2020 do Instituto Federal do Espírito Santo foi realizado no período de 15 de setembro a 23 de novembro de 2020. No Campus Aracruz, este processo foi organizado por sua Comissão Setorial de Avaliação (CSA) seguindo as diretrizes adotadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto. Durante o processo de Autoavaliação, ações da CSA foram voltadas ao processo de sensibilização da comunidade acadêmica para participarem do processo de Autoavaliação, apontando a sua importância. Devido a condição de pandemia da Covid-19, a sensibilização foi realizada de forma online utilizando meios eletrônicos como e-mail, WhatsApp, Facebook, Instagram e o site oficial do Ifes.

A Autoavaliação Institucional 2020 foi realizada de forma online a partir de um questionário composto por 55 (cinquenta e cinco) perguntas distribuídas em cinco EIXOS: Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional; Eixo 2: Desenvolvimento Institucional; Eixo 3: Políticas Acadêmicas; Eixo 4: Políticas de Gestão; e Eixo 5: Infraestrutura Física. Os participantes foram instruídos a observarem as seguintes orientações: 1 – atribuir conceitos de 1 a 5, em ordem crescente de excelência, a cada um dos indicadores de cada um dos cinco eixos; e 2 – considerar os critérios de análise dos respectivos indicadores dos eixos e a atribuição dos conceitos. Cada indicador apresenta, predominantemente, um objeto de análise. Um conjunto de indicadores permite a análise do eixo em questão. Os resultados da Autoavaliação foram classificados de acordo com os indicadores atribuídos: indicador com a nota até 2,6 foi considerado como fragilidade; indicador com a nota entre 2,7 e 3,4 foi considerado como neutro; e indicador com nota acima de 3,4 foi considerado como potencialidade. As perguntas cujas respostas foram ‘não sei’ e ‘não se aplica’ não foram computadas nos cálculos.

A Autoavaliação Institucional 2020 do Ifes Campus Aracruz contou com a participação de 279 estudantes (sendo 2 do ensino à distância e 275 do ensino presencial), 43 docentes e 26 técnicos administrativos. Considerando todos os cursos ofertados pelo Campus Aracruz, estavam aptos para participarem da autoavaliação 1016 estudantes (sendo 31 do ensino à distância e 985 do ensino presencial), 77 docentes e 45 técnicos administrativos.

Após a análise do resultado da autoavaliação, foram observadas três fragilidades: uma no Eixo 3 no que se refere à carga horária necessária para o desenvolvimento das atividades de pesquisa; e duas no Eixo 4, sendo ambas referentes às políticas de formação continuada e capacitação de servidores. Na elaboração de seu Relatório de Ações, Resultados e Planejamento da Gestão Acadêmico Administrativo (RAPA), o Diretor Geral do Campus, Leandro Bitti Santa Anna, colocou que a carga horária para atividades de pesquisa é definida pela Resolução do Conselho Superior Nº 18/2019, de 1 de Julho de 2019. Citou, no entanto, que a partir do ano de 2020 o Ifes junto à sua Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) passou a ter anualmente um edital específico para atender a esta demanda. Sobre as políticas de capacitação de servidores, o Diretor colocou que o Campus desenvolveu e implementou um plano de desenvolvimento de capacitação dos servidores em 2020. Citou também a participação do Campus no projeto de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em engenharia mecânica em parceria com a Unicamp e em vários cursos de curta duração. Também colocou que estão programados para este ano novos Dinters e Minters (Mestrados Interinstitucionais). O relatório parcial da Autoavaliação Institucional 2020 se encontra disponível aqui.

registrado em: ,