Página inicial > Notícias > Últimas Notícias > Projetos de pesquisa do Campus recebem premiações na FECINC

Projetos de pesquisa do Campus recebem premiações na FECINC

Um dos projetos obteve 1º lugar geral e foi credenciado, juntamente com outro projeto do Campus, para participarem da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), um dos maiores eventos científicos para jovens pesquisadores do Brasil.

Projetos de pesquisas desenvolvidos por estudantes e docentes do Ifes Campus Aracruz foram destaque na edição da FECINC (Feira de Ciências Norte Capixaba) 2020, que fez parte da IV Jornada de Integração do IFES, realizada entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro.

Foram várias premiações, incluindo o primeiro lugar geral para o trabalho de Diwarian e uma premiação para Josiane na categoria exclusiva para estudantes/pesquisadores. Além disso, os dois trabalhos foram credenciados para participarem da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), um dos maiores eventos científicos para jovens pesquisadores do Brasil. Por conta da pandemia, a edição de 2021 será no formato online. Outro trabalho premiado com a terceira colocação geral no nível 2 da Fecinc (Nível 2 - Projetos no início do desenvolvimento/projetos ainda não finalizados) foi "Análise e Otimização do Processo de Implementação de Sinalização Semafórica: Um estudo da cidade de Aracruz/ES".

Nesse contexto, o Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Jadielson Lucas da Silva Antônio destaca que duas importantes ações foram tomadas pelo nosso Campus para fortalecer a pesquisa: a elaboração de um Comitê Científico e a organização de editais internos, que fomentam bolsas de iniciação científicas.

Saiba mais sobre os projetos do campus premiados:

“A luta pelo direito à educação: os desafios da educação indígena em Aracruz”
Diwarian e Josiane realizaram suas pesquisas como bolsistas de Iniciação Científica Jr. em 2019, concluindo as últimas etapas e o relatório final em 2020, sob orientação do professor Thalismar Gonçalves. O trabalho apresentado por Diwarian, indígena Tupinikim, intitula-se “A luta pelo direito à educação: os desafios da educação indígena em Aracruz”. Dentro do contexto de reconhecimento dos direitos indígenas previstos na Constituição Federal de 1988, a pesquisa se propôs a analisar os avanços e os limites na implementação da educação escolar indígena no município de Aracruz.

A pesquisa apresentada pela Josiane intitula-se “A luta pelo direito à educação: o caso dos estudantes indígenas nas escolas não indígenas de Aracruz”. Nessa pesquisa Josiane buscou compreender o processo de inserção de estudantes indígenas na EEEFM Primo Biti, em Coqueiral de Aracruz, buscando analisar aspectos como rendimentos e ações da referida escola no acolhimento dos estudantes indígenas.

É importante destacar que esses trabalhos fazem parte das ações do Nepto (Núcleo de Estudos sobre Povos Tradicionais), coletivo formado por docentes e discentes do campus Aracruz, que vem desenvolvendo ações como grupo de estudos, pesquisas e projetos de extensão sobre/com os povos indígenas de Aracruz desde 2017. Outro aspecto relevante é que esses estudos mostram que o Ifes tem se destacado em ações de pesquisas em diferentes áreas do conhecimento e contribuído para reflexões sobre questões da realidade capixaba.

Sobre o projeto
Em resumo, o projeto trata da análise prévia e da otimização para a instalação de sinalização semafórica na malha viária da Sede do Município de Aracruz/ES. Partindo da ideia de que a sinalização semafórica encontra-se defasada em vários municípios brasileiros, busca-se nesta pesquisa, exemplificar os problemas que são recorrentes aos cidadãos que utilizam o sistema rodoviário na cidade de Aracruz como meio de transporte principal. A equipe do projeto é composta por estudantes e docentes do campus, entre eles: Arthur Batista Bergamini; Luiz Felipe Almeida Negri e Rafael Ribeiro Carvalho (alunos do Téc. Integrado em Química); Orientador: Prof. Me. Thiago Campos Magalhães e Co-orientador: Prof. Me. Giovani Prando.
Objetivo
O objetivo deste projeto é otimizar o processo da análise que antecede a implementação de sinalização semafórica, e consecutivamente analisar os semáforos já instalados no Município, pontuando possíveis irregularidades que influenciam no trânsito em vias que dispõe dessas sinalizações.
A otimização ocorrerá com o desenvolvimento de um sistema colaborativo, em linguagem “python” de programação, que entregará ao usuário de forma simplificada, a resposta para uma possível implementação semafórica.
Este estudo teve início com levantamento bibliográfico e a leitura dos Manuais Brasileiros de Sinalização de Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito, com ênfase no volume V. Devido às limitações que a pandemia de COVID-19 nos oferece, a metodologia de trabalho de campo é adaptada, e a análise da malha viária é feita com o auxílio do aplicativo Google Earth®, que entrega imagens das vias de forma remota. Se tratando de um projeto em desenvolvimento espera-se, ao final, obtermos parceria com o Conselho Municipal de Trânsito e a Prefeitura da Cidade, apresentando a pequena interface que baseados nos dados analisados, apontem os erros e acertos que a sinalização semafórica promove, podendo assim, contribuir um pouco com o plano de mobilidade pública para sociedade aracruzense.

Confira aqui a relação completa dos premiados.