Página inicial > Notícias > Últimas Notícias > Conheça outros projetos que serão apresentados na FECINC

Conheça outros projetos que serão apresentados na FECINC

Os projetos de pesquisa abaixo relacionados resultam das ações do Núcleo de Estudos dos Povos Tradicionais e Originários (Nepto) nos últimos anos no campus Aracruz. Os estudantes vinculados ao Nepto desenvolveram pesquisas e projetos de extensão sobre os povos indígenas de Aracruz, contribuindo com a reflexão desse tema tão relevante para a sociedade brasileira. Dessa forma, combatendo os preconceitos e as desinformações envolvendo os povos originários, ainda mais em Aracruz, o único município capixaba com terras indígenas demarcadas. Os projetos serão apresentados na FECIN (Feira de Ciências do Norte Capixaba) 2020, na IV Jornada de Integração do IFES (30 de novembro a 4 de dezembro).

A luta pelo direito à educação: o caso de estudantes indígenas nas escolas não indígenas de Aracruz

Sobre o Projeto:  "No município de Aracruz, os indígenas conquistaram parte do território demarcado como terras indígenas, podendo, assim, reproduzir sua cultura e lutar por mais direitos. No quesito escolar, atualmente há seis escolas indígenas, que contemplam o ensino desde a educação infantil até o a educação fundamental, sendo elas: CMEI Caieiras Velha e EMEFI Caieras Velha (Aldeia Caieiras Velha), EMEFI Dorvelina Coutinho (Aldeia Comboios), EMPI Três Palmeiras (Aldeia Três Palmeiras), EMPI Irajá (Aldeia Irajá) e EMPI Pau Brasil (Aldeia Pau Brasil). No início do ano corrente, foi inaugurada a primeira escola de ensino médio indígena na aldeia de Caieiras Velha.

Devido à falta de escolas nas aldeias que atendessem aos estudantes indígenas, eles se deslocavam para colégios próximos. A partir disso, analisamos como é a inserção desses alunos nas escolas não indígenas e como isso impacta na vida cotidiana desses povos, uma vez que o ensino escolar indígena é totalmente diferente do ensino escolar não indígena. A pesquisa foi realizada no ano de 2019. É importante salientar que no início de 2020 foi inaugurada, após anos de lutas dos povos indígenas de Aracruz, a primeira Escola Indígena de Ensino Médio, localizada na Aldeia de Caieiras Velha."

Pesquisadora: Josiane Tranhagno Cordeiro

Confira aqui mais detalhes no vídeo de divulgação.

A luta pelo direito à educação: os desafios da educação indígena em Aracruz

Sobre o Projeto:  "O trabalho busca compreender e expor os avanços e as dificuldades que se encontram nas escolas indígenas em Aracruz, devido ao ensino ser diferenciado. Para compreender o assunto e concretizar nossa pesquisa, realizamos visitas técnicas a algumas escolas, revisões bibliográficas voltadas para o tema, coleta de dados nas secretarias escolares e construção de gráficos a respeito dos doados coletados. No entanto, iremos afirmar que depois de anos e com avanços na educação indígena, ainda se encontram muitas dificuldades nas escolas, onde pode-se observar obstáculos semelhantes e diferentes, principalmente quando as escolas são de etnias diferentes. No entanto, também foi possível encontrar avanços importantes como a presença de 6 escolas indígenas (da educação infantil ao ensino fundamental II) e o papel dos professores indígenas nesses estabelecimentos escolares."

Pesquisador: Diwarian Pego de Souza

Confira aqui mais detalhes no vídeo de divulgação.