Página inicial > Notícias > Últimas Notícias > Oportunidade para estudantes bolsistas e voluntários atuarem em Projetos de Iniciação Científica

Confira as vagas disponíveis para atuação em projetos de Iniciação Científica do campus. A oportunidade é para estudantes bolsistas e voluntários, dos cursos superiores e integrados. Os projetos são desenvolvidos em diversas áreas relacionadas à Química, Mecânica e Matemática, entre outras. O prazo para manifestação de interesse é dia 23 de julho:

Projeto 1 - Projeto de ar condicionado autosuficiente por energia solar
Oportunidade para aluno participar em projeto de pesquisa (bolsa mensal de R$ 400,00).
Desenvolvimento de novo produto em parceria com empresa do setor Energético. Atividades a serem realizadas: Projeto e cálculos térmicos, design em CAD do equipamento, levantar orçamentos de materiais, dentre outros...
Requisitos: Aluno de Engenharia Mecânica, já ter cursado Termo 1 e 2 e Transferência de Calor.
1- Histórico escolar
Enviar até 23/07.

Projeto 2 – Nanopartícula de PHB contendo 4-(4-(3-oxobutil)fenoxi)ftalonitrila de índio e de gálio: preparo, caracterização e avaliação em células cancerígenas e biomoléculas.
Oportunidade para estudantes de graduação
Você tem interesse em participar de um projeto que visa o tratamento de câncer, úlceras causadas pela diabetes, doenças causadas por bactérias ou fungos, no tratamento de fluentes ou na aceleração de velocidade de reações?
Entre em contato com o Prof. André Romero, ele possui 2 vagas para alunos da graduação.
1- histórico escolar;
Enviar até 23/07/2020

Projeto 3 - Modelos matemáticos para otimizar a temporização de semáforos nas principais vias da cidade de Aracruz
Desenvolver modelos de temporização de semáforos para as principais vias da cidade de Aracruz, auxiliando assim na fluidez do trânsito, especialmente, durante os momentos denominados “horários de pico”. O projeto contará inicialmente com uma fase de estudos detalhados sobre as características do tráfego na cidade de Aracruz. Em seguida, serão propostos modelos de temporização para os semáforos de algumas das principais vias do município.
a) 03 vagas para alunos da Engenharia Mecânica - (02 vagas com bolsa de R$ 400,00 e 01 vaga para voluntário)
Requisitos: aluno(a) da Engenharia Mecânica, não finalista (que não esteja no último período), que esteja cursando ou já tenha cursado as disciplinas de Probabilidade e Estatística II e Linguagens de Programação.
b) 06 vagas para alunos do Ensino Médio – (06 vagas para voluntário)
Requisitos: aluno(a) do 2º ou 3º ano dos cursos Técnicos de Mecânica ou Química Integrados ao Ensino Médio.
Quem tiver interesse, enviar:
1- histórico escolar
Enviar até 23/07.

Projeto 4 - Síntese de uma membrana condutora flexível de hidro-esponja de polipirrol/óxido de grafeno/nanocelulose para aplicação em supercapacitores
O projeto busca estudar a síntese e caracterização de sistemas híbridos de hidro-esponjas de polímeros condutores e outros materiais a base de carbono (como óxido de grafeno, nanocelulose). Pretende-se ainda estudar a aplicabilidade destes sistemas híbridos na formação de supercapacitores e o combate à corrosão.

a) 01 vaga para estudantes graduandos na área da química (voluntário);

Requisitos: ter cursado o segundo período do curso de graduação.
b) 02 vagas para alunos do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio (01 vaga com bolsa de R$ 100,00 e 01 vaga para voluntário).
Requisitos: estudantes do segundo ano.
1- histórico escolar;
Enviar até 23/07/2020

Projeto 5 - Desenvolvimento de novas tecnologias para a reciclagem de baterias alcalinas exauridas.
Oportunidade para aluno participar em projeto de pesquisa (Voluntário).
Título do plano de trabalho: Síntese e caracterização de óxidos de manganês reciclados a partir de baterias alcalinas exauridas utilizando diferentes ácidos orgânicos e aplicação desses materiais em eletrocatálise e como um sensor eletroquímico não enzimático.
No projeto, serão desenvolvidos processos para a reciclagem do cátodo de baterias alcalinas utilizando a química verde. O material reciclado, será caracterizado por diferentes técnicas espectroscópicas e microscópicas, e posteriormente, aplicado em sistemas eletroquímicos, como eletrocatálise e sensores eletroquímicos não enzimáticos.
Requisitos: Aluno do curso de Química Industrial ou Licenciatura em química, já ter cursado Química geral 2 e Química Inorgânica 1.
CH semanal: 20 horas.
1- histórico escolar