Página inicial > Notícias > Últimas Notícias > Ifes Campus Aracruz realiza doação de protetores faciais e álcool 70%

Ifes Campus Aracruz realiza doação de protetores faciais e álcool 70%

Hospital São Camilo, em Aracruz, e Unidade de Saúde de Ibiraçu recebem doação de protetores faciais e álcool 70%.

Doação protetores e alcool 70 2

Hoje (17.04.20), a equipe de voluntários do Campus realizou a entrega de 60 litros de álcool 70% para a Unidade de Saúde de Ibiraçu, além de 120 litros de álcool 70% e 50 protetores faciais para o Hospital São Camilo, em Aracruz. Semana passada o hospital já havia recebido 14 unidades dos protetores faciais, de forma experimental.

Diante a situação de pandemia em decorrência do Novo Coronavírus, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Aracruz tem desenvolvido ações e projetos para colaborar com o combate à Covid-19. Entre eles estão a produção de protetores faciais e álcool 70% para doações a hospitais e unidades de saúde do Município e região. A previsão para as próximas semanas é produzir aproximadamente 1.500 litros de álcool 70% e no mínimo 200 unidades de protetores faciais.

Produção de álcool 70%
Na última semana, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Aracruz, iniciou a produção de álcool 70% para doação aos hospitais e unidades de saúde do Município e região. A produção total prevista é de 1.500 litros.

De acordo com o Diretor-Geral do Campus, Leandro Bitti Santa Anna, o projeto só foi possível devido à parceria entre empresas e instituições de Aracruz e região, além de um grupo multidisciplinar de voluntários do Campus. Entre os parceiros estão: Associação Movimento Empresarial Aracruz e Região (Amear), Supermercado Devens, Alcon, Macrolub, Ingral, Bosi e Evonik. Os voluntários do Campus são os professores Frederico da Silva Fortunato, Frederico Goytacazes de Araújo, Edson Siqueira Nunes, Patrícia Silvana Silva Andreão, o Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do campus, Jadielson Lucas da Silva Antônio e os Técnicos de Laboratório Rodrigo Borges de Araújo Gomes e Leonídio Joaquim Alves Júnior.

O Presidente da Amear, Edimar Giacomin, ressalta que uma grande rede de parceiros se uniu com o mesmo propósito, cada um contribuindo com uma parte. “Além disso, acreditamos que a parceria com uma instituição como o Ifes, que tem um importante papel social no desenvolvimento de ações que vão muito além do ensino, é fundamental em um momento como esse”, afirma.

Entre os insumos disponibilizados pelos parceiros estão: álcool 96°GL, peróxido, glicerina, embalagens e rótulos, além de todo o processo logístico de retirada do álcool na usina, caminhão para transporte e bombas reservatórias de 1.000 litros para acomodá-lo.

O álcool etílico 70% que está sendo produzido é para uso em superfícies de consultórios, ambulâncias, unidades de saúde, etc. A próxima meta é produzir álcool etílico glicerinado 80%, que poderá ser aplicado nas mãos para higienização e futuramente também produzir álcool em gel. Todas as formulações estão seguindo os procedimentos de boas práticas de fabricação, conforme resolução da Anvisa, garantindo a qualidade de todo o processo.

O Professor Frederico da Silva Fortunato acredita que o Ifes Campus Aracruz está cumprindo sua função social em um momento como este, de emergência na saúde pública. “Nós dominamos a técnica, garantindo a qualidade do que está sendo produzido, fornecendo soluções antissépticas para os profissionais da saúde, que estão na frente de combate e precisam dessas ferramentas para poder minimizar o impacto da contaminação do vírus”, afirma.

Produção de protetores faciais
Os protetores faciais estão sendo produzidos nas impressoras 3D do Campus, utilizando revestimento de acetato, que possibilita a higienização para reutilização. Os responsáveis pela ação são os professores Igor Henrique Beloti Pizetta e Warlen Alves Monfardini e os técnicos de laboratório Allan Loureiro Rosalino e Jackson Ricardo Marcelino Braz, além do Diretor-Geral Leandro Bitti Santa Anna e do Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Jadielson Lucas da Silva Antônio, contribuindo na viabilização do projeto.

“Estamos estudando sobre a viabilidade de produção de abridores para as portas, evitando contato das mãos com a maçaneta, possibilitando a abertura com o antebraço ou com o braço, como também outros itens para segurança dos profissionais”, afirma o Professor Warlen Alves Monfardini.

Impressoras 3D
O professor Igor Henrique Beloti Pizetta explica que o Campus adquiriu dois equipamentos em 2019. "A grande vantagem da impressão 3D é que se trata de uma tecnologia acessível, além de ser muito versátil e nos permitir trabalhar com diferentes materiais, imprimir peças com geometria complexa, em diversas áreas de conhecimento. Neste momento crítico, nos permite a produção de protetores faciais", explica Igor.

O Diretor-geral do Campus, Leandro Bitti Santa Anna, ressalta que o Campus está aberto para novas parcerias, seja aumentando a produção do álcool 70%, dos protetores faciais, como também contribuindo com sugestões de novas propostas. “Caso pessoas físicas ou jurídicas tenham interesse em contribuir com a grande “corrente do bem” que vem sendo promovida pelo Campus e seus parceiros, podem entrar em contato pelo telefone (27) 3270-7800, pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.”, reforça.

Confira

registrado em: ,