Página inicial > Notícias > Últimas Notícias > Dúvidas frequentes - Editais PICTI

Dúvidas frequentes - Editais PICTI

A PRPPG/Ifes abriu prazo para submissão de propostas para os editais que compõem o Picti. As novidades deste ano são a publicação de dois editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic); o estabelecimento de um novo critério para distribuição das bolsas, que será por demanda de projeto; e a divisão da concorrência em grandes áreas de conhecimento. Nestes editais tem-se bolsas para Pibic (IC graduação), Pibic-Jr ( IC ensino integrado) e Pibiti (IC para inovação tecnológica). Todos os editais criam cadastro de reserva para concessão de bolsas e cadastro de voluntários para estudantes de graduação, mediante seleção de propostas para a execução de projetos de pesquisa em caráter de iniciação científica.

Os interessados devem submeter as propostas até 13 de abril de 2020, e quem ainda está em dúvida sobre como proceder veja abaixo as principais dúvidas dos estudantes.

O Que são os editais PICTI?

São editais no âmbito da Reitoria destinados à criação de cadastro de reserva para concessão de bolsas e cadastro de voluntários para estudantes mediante seleção de propostas para a execução de projetos de pesquisa em caráter de iniciação científica.

Os editais são:

Editais 01 e 02/2020 – destinado à criação de cadastro de reserva para concessão de bolsas por meio do programa PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e cadastro de voluntários por meio do Pivic (Programa Institucional de Voluntariado de Iniciação Científica) para estudantes regularmente matriculados em curso de graduação do Ifes. O edital 01 é está voltado para orientadores pesquisadores em início de carreira;

Edital 03/2020 - destinado à criação de cadastro de reserva para concessão de bolsas por meio do programa Pibiti (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) e cadastro de voluntários por meio do Piviti (Programa Institucional de Voluntariado de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - Piviti) para estudantes regularmente matriculados em curso de graduação do Ifes;

Edital 04/2020 – destinado à criação de cadastro de reserva para concessão de bolsas por meio do programa PIBIC-Jr (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior) e cadastro de voluntários por meio do Pivic (Programa Institucional de Voluntariado de Iniciação Científica Júnior) para estudantes regularmente matriculados em curso do ensino médio integrado ao ensino técnico ou técnico profissionalizante nas modalidades subsequente ou concomitante do Ifes.

Como faço para participar dos Editais PICTI?

Para participar de edital PICITI você precisa encontrar um orientador, que necessariamente tem de ser um pesquisador do Ifes com titulação mínima de graduação.

É o orientador o responsável por realizar todo o processo de submissão da proposta.

Estes programas fazem seleção de alunos?

Não. Os programas PICITI fazem seleção de propostas de projetos cadastrados via a plataforma Sigpesp por um orientador pesquisador do Ifes. O que os estudantes podem fazer é procurar um pesquisador que atue na sua área de interesse e demonstrar a intenção em participar do programa de Iniciação científica. Este pesquisador poderá submeter um projeto que seja de sua autoria ou de autoria do estudante interessado.

O estudante poderá submeter um projeto de pesquisa aos editais PICTI?

Não. Apenas um orientador pesquisador poderá fazer isso.

Como eu faço para saber quais são os pesquisadores do Campus Ifes Aracruz?

Acesse aqui e veja os grupos de pesquisa do Campus. Você poderá verificar quais são os pesquisadores de cada grupo.

Quais os requisitos para participar dos editais PICTI?

Os requisitos básicos são: ser aluno regularmente matriculado em um dos nossos cursos técnicos para participar do PIBIC-Jr ou ser aluno regularmente matriculado em um dos nossos cursos superiores para participar do PIBIC; e ter um orientador pesquisador que submeta uma proposta.

Quantas horas semanais eu deverei dedicar à Iniciação científica no PIBIC?

São 20 horas semanais que você terá de dedicar para o projeto de pesquisa. Esta carga horária é geralmente distribuída de forma bastante flexível em comum acordo entre o orientador e o estudante.

Quantas horas semanais eu deverei dedicar à iniciação científica PIBIC-Jr?

São 10 horas semanais que você terá de dedicar para o projeto de pesquisa. Esta carga horária é geralmente distribuída de forma bastante flexível em comum acordo entre o orientador e o estudante.

As submissões de propostas para os editais PICITI vão até o dia 13 de abril. Se eu não conseguir um orientador até esta data eu não poderei mais participar dos editais?

Poderá participar sim. Muitos orientadores submetem as propostas e aguardam as respectivas aprovações. Após as aprovações, os orientadores convidam ou fazem seleções de estudantes para desenvolvimento dos projetos. Por isso, é importante que os estudantes continuem procurando os pesquisadores para demonstrar interesse em participar de projetos de pesquisa.

Vale ressaltar ainda, que outros editais de seleção de propostas de pesquisas poderão surgir ao longo do ano.

fluxograma DPPGE editais