Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Últimas Notícias > Ifes Campus Aracruz realiza primeira doação de protetores faciais para Hospital São Camilo
Início do conteúdo da página

Ifes Campus Aracruz realiza primeira doação de protetores faciais para Hospital São Camilo

entrega de protetores faciais 09.04.20 2

 

Na última quinta-feira (09) servidores do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Aracruz, entregaram 14 protetores faciais à direção do Hospital São Camilo. A previsão é que sejam produzidas pelo menos 200 unidades nas próximas semanas para doação à hospitais e unidades de saúde de Aracruz e região.

Os protetores faciais estão sendo produzidos nas impressoras 3D do Campus, utilizando revestimento de acetato, que possibilita a higienização para reutilização. Os responsáveis pela ação são os professores Igor Henrique Beloti Pizetta e Warlen Alves Monfardini e os técnicos de laboratório Allan Loureiro Rosalino e Jackson Ricardo Marcelino Braz, além do Diretor-geral Leandro Bitti Santa Anna e do Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Jadielson Lucas da Silva Antônio, contribuindo na viabilização do projeto.

De acordo com o Professor Warlen Alves Monfardini, nos próximos dias a direção do campus entrará em contato com a Prefeitura de Aracruz para apurar sobre a demanda e o quantitativo necessário, principalmente para o atendimento às unidades de saúde do município. “Além disso, estamos estudando sobre a viabilidade de produção de abridores para as portas, evitando contato das mãos com a maçaneta, possibilitando a abertura com o antebraço ou com o braço, como também outros itens para segurança dos profissionais”, afirma.

O Diretor-geral do Ifes Campus Aracruz, Leandro Bitti Santa Anna, ressalta a importância da união de toda a sociedade no combate à pandemia. “Reforçamos nosso compromisso social alinhados à missão institucional de promover educação profissional, científica e tecnológica pública e de excelência, integrando de forma inovadora o ensino, a pesquisa e a extensão para a construção de uma sociedade democrática, justa e sustentável”, destaca.

 

Impressão 3D

Sobre as impressoras 3D utilizadas para a produção dos protetores faciais, o professor Igor Henrique Beloti Pizetta explica que o Campus adquiriu os dois equipamentos em 2019, além de treinamento específico aos docentes para operacionalização, em parceria com o Campus Cariacica. "A grande vantagem da impressão 3D é que se trata de uma tecnologia acessível, além de ser muito versátil e nos permitir trabalhar com diferentes materiais, imprimir peças com geometria complexa, em diversas áreas de conhecimento. E neste momento crítico, nos permite a produção de protetores faciais", explica o professor.

O Técnico de Laboratório Allan Loureiro Rosalino, afirma que desde a chegada do COVID-19 ao Brasil a equipe já começou a se mobilizar buscando formas de ajudar a comunidade. “A fabricação de protetores faciais foi uma delas, pois como servidor público e cidadão fico muito feliz em poder colaborar com quem está na linha de frente no combate à essa doença”.

 

Parcerias

O Diretor-geral do Campus, Leandro Bitti Santa Anna, explica que o maior limitante para a produção dos protetores faciais é a ausência de consumíveis no mercado devido à enorme procura mundial. “Estamos em busca de parceiros para fornecimento de placas transparentes, que são afixadas na parte frontal dos protetores, além de filamentos e impressoras 3D para ampliação da produção. Caso pessoas físicas ou jurídicas tenham esses equipamentos disponíveis e queiram contribuir com essa “corrente do bem”, podem entrar em contato pelo telefone (27) 3270-7800, pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.”, ressalta Leandro.

Entre os consumíveis necessários para a produção dos protetores faciais estão: elástico; folhas de acetato (de 0,5 mm transparentes; de 0,5mm transparente cristal); filamentos (o material recomendado é o PETG XT, filamento de 1,75mm, mas também existe o ABS e o Pla).

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página