Página inicial > Notícias > Últimas Notícias > Projeto de extensão Gwata promove atividade com Indígena Guarani no campus Vila Velha

No dia 24 de abril, foi realizada mais uma atividade do projeto de extensão “Gwata: o percurso dos saberes entre Aldeias Guarani e o Ifes”. Na ocasião, houve uma palestra com o indígena Guarani Rodrigo Karaí, Vice-Cacique da Aldeia Piraquê-Açu, para os estudantes e servidores do campus Vila Velha. Essa atividade contou com apoio do Núcleo de Arte de Cultura (NAC) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do referido campus.

No evento, Karaí-Mirim fez uma exposição sobre a história e a cultura do povo Guarani. Falou ainda sobre o seu trabalho com etnoturismo na Aldeia Temática. Os alunos ficaram curiosos e realizaram diversas perguntas à liderança indígena, o que permitiu um diálogo rico sobre o modo de vida dos indígenas na atualidade e a diversidade dos povos indígenas no Brasil.

Além da conversa com os estudantes, a atividade também contemplou a exposição de artesanatos e pintura corporal.

O projeto de extensão “Gwata: o percurso dos saberes entre Aldeias Guarani e o Ifes” está em seu segundo ano. O seu objetivo é, por um lado, contribuir com a discussão sobre a temática indígena dentro dos campi do Ifes e, por outro, fortalecer o etnoturismo indígena desenvolvido pela Aldeia Piraquê-Açu. Por isso, tal atividade conta com duas ações básicas: a palestra com os indígenas Guarani e a visita técnica dos estudantes à Aldeia Temática, um espaço organizado para receber turistas e que possui diversas atrações como trilhas ecológicas e o coral de mulheres Guarani.

No ano passado, o projeto contou ações em parceria com os campi de Cachoeiro, Ibatiba e Vitória. Para este ano, estão previstas parcerias com os campi de Vila Velha, Santa Teresa, Viana e Serra.

Rodrigo Karaí-Mirim ressaltou a importância de ir até os campi do Ifes falar sobre sua cultura:

“Então, para nós, é importante irmos até a ‘Universidade’ (Ifes) falar um pouco do nosso trabalho e da cultura indígena. Seria melhor ainda se os estudantes fossem lá conhecer a Aldeia Temática, conhecer uma aldeia indígena, como a gente se organiza e faz o nosso trabalho dentro da Aldeia.”

A equipe do projeto de extensão é composta pelos professores Glaudertone Barcéllos e Thalismar Gonçalves e pela estudante de Química Industrial, e bolsista de Iniciação à Extensão, Gislaine Ribeiro.

Um dos pontos altos da atividade da última quarta-feira no campus Vila Velha foi a leitura de um poema elaborado pela aluna Vivian Lee, sobre a situação dos povos indígenas no Brasil. Segue abaixo a descrição do poema:

Mudo Índio

Meu cacique, o índio não tem voz pra falar

Tomam nossas terras e a tribo não se cala:

Onde vamos morar?

Não quero ir pra cidade me adaptar

Minha tribo, meus costumes, minha aldeia é o meu lar

Minha aldeia é o meu lar

Se as terras eram nossas, por que hão de nos tirar?

Nos converter a força

Nos catequizar

Com espelhos e miçangas nos manipular

barbarizada, "barbiezada"