Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Últimas Notícias > Entrevista com especialista: Dia Mundial da Água
Início do conteúdo da página

Entrevista com especialista: Dia Mundial da Água

No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água. A data é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos.

 O Dia Mundial da Água é uma oportunidade para estimular a reflexão, a conscientização e a elaboração de projetos de cooperação em prol dos recursos hídricos. O saneamento básico, o desmatamento, a perda de nascentes e a gestão dessas fontes são alguns dos desafios para utilização racional desse bem finito.

Neste sentido, o NEA- Núcleo de Educação Ambiental juntamente com a gestão administrativa do Campus Aracruz está elaborando projetos e campanhas que envolva toda comunidade acadêmica para economia e aproveitamento de água nas suas diversas atividades diárias. 

Especialmente para esta data, o NEA entrevistou o Engenheiro Victor Matheus Bonifácio Alves, responsável técnico pelo sistema de abastecimento de água do município de Aracruz- SAAE Aracruz, para explicar um pouco sobre a atual situação da água no município, entre outras questões. Confira! 

NEA: Qual (is) o(s) manancial(is) fonte de abastecimento de água no município de Aracruz?

Fontes de manancial superficial: Rio Piraqueaçu na sede de Aracruz, Córrego Grumate em Santa Cruz, lagoa Santu em Coqueiral, Córrego Ribeirão do Cruzeiro em Guaraná, Córrego Barra do Sahy em Barra do Sahy, Rio Riacho em Vila do Riacho e Córrego Santa Joana em Barra do Riacho.

O SAAE também dispõe de poços artesianos em algumas localidades, como Barra do Sahy, Guaraná, Jacupemba, Santa Rosa, Biriricas e Santa Cruz.

NEA: Quais são as tecnologias disponíveis para garantir o abastecimento e tratamento de água do município?

Sistemas de tratamento convencional, sistema de tratamento avançado por filtração em carvão ativado, e sistemas de flotação.

NEA: Como está o monitoramento da quantidade e da qualidade de água no município?

O monitoramento da qualidade da água atende a todos os padrões de qualidade estipulados no Anexo XX da Portaria de Consolidação nª5 do Ministério da Saúde.

NEA: Há aproximadamente 03 anos (em 2016) o município de Aracruz enfrentou a maior seca dos últimos 50 anos, com abastecimento em sistema de rodízio. Como o SAAE tem trabalhado para evitar situações como esta?

Promovendo desapropriação de áreas para construção de barragens, construindo barragens além de trabalhos de conscientização quanto ao uso da água.

NEA: Neste dia mundial da água 22/03/2019 e, considerando a importância da água para preservação da vida e, associando aos eventos críticos de falta d’água em diversas regiões do país. Como a sociedade pode contribuir para evitar o desperdício?

Tendo participação efetiva na gestão das águas, através da participação nos comitês de bacia, conselho municipal de meio ambiente, entre outros grupos de discussão sobre gestão do recurso hídrico. Evitar os desperdícios nas praticas diárias do uso da água, como consertar as torneiras que apresentem vazamento, tomar banho mais rápido, fechar a torneira quando escova os dentes, reutilizar a água da máquina para fins não potáveis, etc. Informar ao SAAE através do nº 115 quando acontecer algum tipo de vazamento, fraude etc.

 

 Material produzido em parceria com a Coordenadoria de Extensão e Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Ifes Campus Aracruz.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página