Aracruz recebe 637 candidatos na prova do processo seletivo do Ifes
Aracruz recebeu no domingo (18) a prova do Processo Seletivo 46/2026 do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), para ingresso em 2027 nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os candidatos fizeram o exame em dois locais: o Ifes - Campus Aracruz e a EEEM Misael Pinto Netto.
No Ifes - Campus Aracruz, 495 candidatos fizeram a prova, distribuídos em 27 salas. Na EEEM Misael Pinto Netto, foram 142 participantes. Somando os dois locais, 637 pessoas realizaram o exame na cidade.
Como foi a prova
O exame teve 40 questões objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, distribuídas entre Língua Portuguesa (11), Matemática (11), Ciências (6), História (6) e Geografia (6). A prova começou às 14h e durou quatro horas. Os portões abriram às 12h40 e fecharam às 13h35, sem entrada permitida após o início.
Vagas em Aracruz
O Campus Aracruz oferece 120 vagas no processo seletivo: 40 em Mecânica e 80 em Química, ambos no turno matutino, com duração de três anos. No mínimo, metade das vagas é reservada a ações afirmativas (cotas).
Próximas etapas
O gabarito e o caderno de prova foram divulgados na segunda-feira (19). O prazo para recursos contra o gabarito vai até quarta-feira (21). O resultado dos recursos e a nota da prova saem em 6 de novembro. Os candidatos que concorrem por cotas passam ainda por análise de documentos, e os autodeclarados pretos e pardos, por entrevista. O resultado final será homologado em 15 de dezembro, no site ifes.edu.br/2027.
Redes Sociais