Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Programa Autonomia e Renda Petrobras garante acolhimento a filhos de estudantes com Espaço de Recreação Infantil no Campus Aracruz
Início do conteúdo da página

Programa Autonomia e Renda Petrobras garante acolhimento a filhos de estudantes com Espaço de Recreação Infantil no Campus Aracruz

No mês em que se celebra o Dia das Crianças, o Ifes – Campus Aracruz celebra um dos resultados mais significativos do Programa Autonomia e Renda Petrobras: o funcionamento do seu Espaço de Recreação Infantil, uma iniciativa voltada ao acolhimento e cuidado dos filhos de estudantes, garantindo condições reais de permanência e sucesso acadêmico.

O espaço foi criado para atender crianças de 4 a 11 anos de idade que são dependentes dos estudantes matriculados nos cursos do Programa. Enquanto mães e pais participam das aulas, seus filhos permanecem em um ambiente seguro, acolhedor e repleto de atividades educativas, lúdicas e de socialização.

Mais do que uma ação de apoio, o Espaço de Recreação Infantil se tornou um símbolo do compromisso do Campus Aracruz com a inclusão, a equidade e o direito à educação. “Para mim, foi a melhor coisa que me aconteceu! Eu ia desistir do programa, porque tenho dois bebês e estava complicado assistir às aulas. Graças ao espaço, estou conseguindo dar prosseguimento ao meu curso e está sendo incrível. As monitoras são muito legais e têm dado uma força gigante com os pequenos", conta Thaís Santana de Souza, aluna do curso Técnico em Mecânica do campus.

O atendimento ocorre exclusivamente durante o período das aulas, reforçando a proposta de apoio direto à permanência estudantil. A estrutura segue regras que priorizam o bem-estar das crianças, como a exigência de autorização para saída acompanhada de terceiros, a vedação da frequência em casos de enfermidade e a proibição de ministrar qualquer tipo de medicação.

No Campus Aracruz, o espaço conta com mobiliário adaptado, brinquedos, livros e materiais educativos, além da atuação de monitores bolsistas com formação pedagógica, sob acompanhamento de equipes multiprofissionais. A bolsista Lavinya Barreto dos Santos Gonçalves é uma das responsáveis pelo cuidado e condução das atividades.

“Atendemos crianças com idades variadas, adaptando as atividades para cada faixa etária. Desenvolvemos pinturas e brincadeiras de roda, que promovem a interação e a diversão coletiva. As crianças têm uma curiosidade natural que é maravilhosa de observar. Aprender é bom, mas ensinar e estimular é ainda melhor”, destaca Lavinya.

A coordenadora do Programa no campus, Lívia Madeira Brito, ressalta o impacto direto da ação na rotina das estudantes.

“Temos um grande público de mulheres, e a experiência com a turma de Caldeiraria demonstrou as dificuldades das mães para frequentar as aulas, pois precisavam faltar por não terem com quem deixar os filhos. O espaço de recreação infantil oferece uma possibilidade concreta de permanência. Garantir condições de permanência vai além do auxílio financeiro — envolve também acolher realidades e necessidades de vida que, muitas vezes, inviabilizam a formação profissional”, explica.

Atualmente, o Ifes conta com dois Espaços de Recreação Infantil em funcionamento — nos campi Aracruz e Cariacica — e um terceiro em fase de implantação, no Campus Vitória. A iniciativa é fruto da parceria entre Petrobras, Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul) e Institutos Federais, reforçando o compromisso de promover formação profissional aliada ao cuidado com as famílias participantes.

Para saber mais sobre o Programa Autonomia e Renda Petrobras, acompanhar novidades, abertura de vagas e cursos disponíveis em sua região, acesse: autonomiaerenda.com.br

Fonte: Site da Reitoria do Ifes

registrado em:
Fim do conteúdo da página