Campus Aracruz tem seu primeiro aluno de doutorado vinculado ao PROPEMM
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Aracruz comemora um marco importante em sua trajetória acadêmica. Após a divulgação do resultado do processo seletivo de julho de 2025 do Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PROPEMM), o campus passa a contar, pela primeira vez, com um aluno de doutorado vinculado à unidade.
O discente Leonilson Toffoli Pedrini foi aprovado no programa e será orientado pelo professor Rodolfo Giacomin M. de Andrade (Campus Vitória) e co-orientado pelo professor Rafael Marin Ferro, do Campus Aracruz.
A conquista foi viabilizada pelo Projeto Co-orientador, acordo firmado em outubro de 2024, entre as diretorias de Pesquisa e Pós-graduação dos campi Aracruz e Vitória. A iniciativa amplia a atuação do PROPEMM e possibilita que os alunos desenvolvam atividades de pesquisa e experimentação no Campus Aracruz, reduzindo a necessidade de deslocamentos frequentes para Vitória.
Segundo o professor Warlen Alves Monfardini, diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Campus Aracruz, “o ingresso do primeiro aluno de doutorado vinculado ao campus é a consolidação de um projeto muito importante para a região, que efetivamente traz mais oportunidades de capacitação e verticalização na área de engenharia para nossa cidade e região, que tanto necessita de qualificação, seja básica, técnica, superior ou também na pós-graduação”.
Para o professor Rafael Marin Ferro, co-orientador do aluno, “recentemente foi implantado no Campus Aracruz o novo Laboratório de Simulação Computacional, equipado com softwares e sistemas de alto poder de processamento numérico. O ingresso do doutorando representa o início efetivo da utilização do laboratório e a consolidação da pesquisa de ponta em Aracruz. Já temos previsão de mais dois alunos de mestrado e um de doutorado para os próximos anos, o que reforça nossa vocação no fornecimento de mão de obra altamente qualificada”.
Atualmente, o Campus Aracruz conta com cerca de cinco professores co-orientadores vinculados ao PROPEMM, habilitados a acompanhar discentes de mestrado e doutorado. Os editais de seleção são publicados periodicamente: o de mestrado é semestral e o de doutorado possui fluxo contínuo. Os interessados devem acompanhar os prazos no site do programa e, preferencialmente, procurar um professor co-orientador no Campus Aracruz para apoio na elaboração do projeto de pesquisa.
Esse avanço representa não apenas uma conquista acadêmica para o Campus Aracruz, mas também um investimento estratégico em pesquisa, inovação e desenvolvimento regional.
Redes Sociais