Página inicial > Notícias > Mês das Mulheres - programação para 26 de março

Mês das Mulheres - programação para 26 de março

No dia 26 de março, em continuidade às ações programadas para o Mês da Mulher, serão desenvolvidas uma série de ações promovidas pela comissão responsável no campus Aracruz, envolvendo diversas intervenções artísticas no espaço escolar, com diferentes turmas, tendo por objetivo de provocar a reflexão sobre a importância da conscientização e do combate à violência contra a mulher. A programação inclui:

• Bloco D: Intervenções artísticas em portas das salas de aula e no corredor em frente ao galpão - expostas ao longo do dia;
  • Espaço em volta da árvore: Performance artística relacionada à violência contra a mulher - ao fim do horário do recreio;
  • Auditório do Bloco F: Exibição de vídeos seguida de uma roda de conversa - das 10h15 às 12h40.

As turmas deverão ser acompanhadas nos eventos pelos docentes responsáveis, conforme horário acadêmico regular.

De acordo com o Diretor de Ensino, Leonardo Muniz de Lima, “é fundamental que todos nós, enquanto membros desta comunidade acadêmica, participemos e apoiemos essas iniciativas. Não apenas porque é uma oportunidade de demonstrarmos solidariedade e apoio às mulheres, mas também porque é uma obrigação moral e legal.” Além disso, ressalta que as atividades estão em conformidade com a Lei Federal Nº 14.164, de 10 de junho de 2021, que inclui a prevenção à violência contra a mulher como conteúdo curricular da educação básica e institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, a ser realizada anualmente em março.

Exposição “Coisa de Mulher”

A exposição “Coisa de Mulher” é um projeto iniciado em 2015, que consiste na criação de ilustrações que buscam resgatar e homenagear mulheres históricas, mostrando que “coisa de mulher” é muito mais do que somos levados a acreditar, trazendo assim evidência de que a história é construída por mulheres de todos os tipos, em todas as áreas do conhecimento, do esporte e das artes.

A utilização do projeto como material de apoio em salas de aula, grupos de mulheres e demais atividades que buscam trazer a reflexão sobre a valorização e o papel da mulher na sociedade, tem despertado o interesse do público e da mídia. O material está disponível gratuitamente.

Sobre o artista:

Kael Vitorelo é um artista e pesquisador de São Paulo. Trabalha com ilustração, design e animação, mestre em Semiótica na PUC-SP, onde pesquisa quadrinhos experimentais e resistência política e representatividade LGBTQIA+. Produz quadrinhos autorais, sendo selecionada para eventos especializados como o Festival Plana (2017), além de ter dirigido e produzido o documentário Mulheres Desenhadas (2015, Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo).

@vitorelo.artlinktr.ee/vitorelo