Página inicial > Notícias > Comissão Setorial de Avaliação divulga relatório da Autoavaliação Institucional 2022

A autoavaliação Institucional é uma importante ferramenta que auxilia a gestão a conhecer as potencialidades e fragilidades dos Campi, contribuindo para as melhores tomadas de decisão, visando uma excelente qualidade de ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, a comunidade acadêmica, formada por estudantes e servidores, pode demonstrar a sua percepção sobre seu Campus por meio de um amplo questionário, além da possibilidade de opinar e dar sugestões.

O processo de Autoavaliação 2022 do Instituto Federal do Espírito Santo foi realizado no período de 22 de setembro a 10 de novembro de 2022. No Campus Aracruz, este processo foi organizado por sua Comissão Setorial de Avaliação (CSA), seguindo as diretrizes adotadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto. Durante o processo, ações da CSA foram voltadas ao processo de sensibilização da comunidade acadêmica para participarem da Autoavaliação, apontando a sua importância. A sensibilização foi realizada de forma presencial em salas de aulas, em reuniões de gestão e online, utilizando meios eletrônicos como e-mail, WhatsApp, Facebook, Instagram e o site oficial do Ifes.

A Autoavaliação Institucional 2022 foi realizada de forma online a partir de um questionário composto por diferentes perguntas distribuídas em cinco EIXOS: Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional; Eixo 2: Desenvolvimento Institucional; Eixo 3: Políticas Acadêmicas; Eixo 4: Políticas de Gestão; e Eixo 5: Infraestrutura Física. Os participantes foram instruídos a observarem as seguintes orientações: 1 – atribuir conceitos de 1 a 5, em ordem crescente de excelência, a cada um dos indicadores de cada um dos cinco eixos; e 2 – considerar os critérios de análise dos respectivos indicadores dos eixos e a atribuição dos conceitos. Cada indicador apresenta, predominantemente, um objeto de análise. Um conjunto de indicadores permite a análise do eixo em questão. Os resultados da Autoavaliação foram classificados de acordo com os indicadores atribuídos. Indicador com média inferior ou igual a 3,00 foi considerado como fragilidade. As perguntas cujas respostas foram ‘desconheço’ não foram computadas nos cálculos.

A Autoavaliação Institucional 2022 do Ifes Campus Aracruz contou com a participação de 215 estudantes, 38 docentes e 32 técnicos administrativos. Considerando todos os cursos ofertados pelo Campus Aracruz, estavam aptos para participarem da autoavaliação 623 estudantes, 74 docentes e 46 técnicos administrativos. Após a análise do resultado da autoavaliação, percebe-se que o Campus Aracruz foi bem avaliado de uma forma geral em todos os eixos. Foram observadas cinco fragilidades, sendo quatro referentes ao indicador de ações de Internacionalização e uma em relação às ações no âmbito da política de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor.

Na elaboração de seu Relatório de Ações, Resultados e Planejamento da Gestão Acadêmico Administrativo (RAPA), o Diretor Geral do Campus, Leandro Bitti Santa Anna, afirmou que está no planejamento da Instituição a internacionalização e a dupla diplomação e, em adição, estuda-se a possibilidade de implementar um Núcleo de Línguas no Campus. Também destacou estudos sobre possibilidades de parcerias com Instituições de Ensino de Portugal e Colômbia. Citou também o Programa Institucional de Intercâmbio em Ciência, Tecnologia e Inovação do Ifes.

Sobre as ações no âmbito da política de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor pontuou que a estrutura do Campus não prevê em seu organograma o setor de saúde do Servidor e que o mesmo existe na Reitoria. Entretanto, ressaltou que a gestão do Campus busca constantemente melhorar a qualidade de vida do servidor durante sua jornada de trabalho, e que investe continuadamente em infraestrutura (equipamentos, ambiente, EPIs etc.) e também na flexibilidade, dentro da legalidade, na jornada de trabalho do servidor.

Além disso, explicou que recentemente foi instituído o teletrabalho, bem como uma comissão bastante democrática para confecção dos horários dos Docentes com representatividades de todos os setores do ensino, além de representantes dos Professores de várias áreas. Como propostas de ações a serem incluídas no PDI, citou a intensificação de exames periódicos e realização de workshops sobre a saúde do Servidor pelo setor de saúde da Reitoria.

Acesse aqui o relatório parcial da Autoavaliação Institucional 2022.

Confira aqui também o RAPA.