Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus participa de ação sobre Educação Ambiental no bairro Morobá
Início do conteúdo da página

Campus participa de ação sobre Educação Ambiental no bairro Morobá

O evento "1º JUNHO VERDE – MOROBÁ/2023" tem como objetivo a preservação do meio ambiente, considerando que o mês de junho é dedicado à sensibilização e conscientização ambiental. 

 

Sobre o Junho Verde

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.

O objetivo de comemoração dessa data no mês de junho é conscientizar as pessoas para que elas se tornem agentes sustentáveis e promovam atitudes ambientais em suas comunidades, chamando a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

No Brasil, em 2022 o Senado Federal aprovou o projeto de lei nº 1070/21 que instituiu o Junho Verde, campanha de conscientização pelos poderes públicos junto a escolas, empresas, igrejas e comunidades indígenas. A campanha foi inserida na Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795, de 1999), dentro da chamada educação ambiental “não-formal” – práticas voltadas a sensibilizar a coletividade e convoca-la a participar ativamente da defesa do meio ambiente

No mês de maio/2023 a comunidade do bairro Morobá e a Associação de Moradores do Bairro Morobá (AMBM), solicitaram a participação do Ifes Aracruz juntamente com a SEMAM, e a uma empresa localizada no bairro em uma ação de educação ambiental dentro da comunidade.

 

Parceria com o Campus

O Ifes campus Aracruz por meio dos Programa Educa Ifes Morobá e Programa Ifes Mais Sustentável, bem como, o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) entendeu que essa solicitação é uma oportunidade de inserir a pratica da educação ambiental “não-formal”, dentro da comunidade, conforme, a determinação do art. 13 A da lei do PNEA.

Assim, o Ifes Aracruz irá contribuir disponibilizando os discentes do curso de Licenciatura em Química, bem como, professores e servidores que atuam no NEA e nos programas institucionalizados a falar sobre educação ambiental no espaço ‘não-formal” por meio de banner, coletores de resíduos recicláveis e outros meios didáticos. O evento contara com a participação da SEMAM que irá participar com a Tenda de Educação Ambiental e Oficinas de Educação Ambiental “Conscientização”, e a empresa local irá contribuir com doação de mudas para plantio dentro da comunidade.

Segundo o Coordenador do Programa Educa Ifes Morobá, e do Núcleo de Educação Ambiental (NEA/Aracruz), Frederico S. Fortunato, essa ação surgiu pela mobilização da comunidade Morobá que procurou o Ifes Campus Aracruz, o SEMAM e a empresa localizada no bairro com preocupação das questões ambientais na comunidade.

O Ifes campus Aracruz que realiza uma interação dialógica com a comunidade Morobá a aproximadamente 6 anos entende que o compartilhamento dos saberes acadêmicos com os saberes e competências da comunidade estão gerando transformação social, por meio, da educação ambiental ao mobilizar a comunidade a mitigar os problemas ambientais do bairro. Essa interação dialógica, segundo o coordenador, é uma via de mão dupla que influencia tanto a comunidade local, bem como, a comunidade acadêmica tornando-as mais sensíveis aos problemas ambientais locais.

 

Serviço

Ação - Educação Ambiental: 1º Junho Verde Morobá/2023  

Local da Ação: Espaço Não Formal entre a Unidade de Saúde e a Igreja Católica

Dia: 12 de Junho de 2023

Horário: 14h

Apoio: 

logos

 

Texto e informações: Núcleo de Educação Ambiental (NEA)

registrado em:
Fim do conteúdo da página