Página inicial > Notícias > Alunos do Curso de Extensão Preparatório Rumo ao Sucesso apresentam excelente desempenho no Processo Seletivo do Ifes

Dezessete alunos do Curso de Extensão intitulado "Preparatório Rumo ao Sucesso Ifes e PMA", foram aprovados no último processo Seletivo do Instituto Federal do Espírito Santo, Edital 01/2023 para cursos técnicos integrados ao ensino médio.

O curso preparatório Rumo ao Sucesso Ifes e PMA foi ofertado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Aracruz - SEMED com o objetivo oferecer apoio pedagógico no desenvolvimento do curso e preparar os estudantes do 9º ano das escolas da rede pública municipal a participarem dos processos de seleção e ingresso. Teve como público-alvo os alunos do 9º ano do ensino fundamental, ao todo 95 estudantes de 08 escolas da rede municipal participaram do preparatório.

Para a coordenadora do projeto, Professora Nádia Ribeiro Amorim, o curso preparatório trouxe uma grande oportunidade para os alunos da rede municipal de ensino não só para pleitear uma vaga no Ifes como para receber um reforço em seu aprendizado. “Com a pandemia de COVID-19 a defasagem de aprendizagem ficou ainda maior, mesmo com a prefeitura de Aracruz oferecendo infraestrutura de ensino remoto aos seus alunos. Além de um índice de aprovação expressivo no Ifes Aracruz foi possível notar a grande satisfação dos alunos em estudar no Instituto Federal”, afirma Nádia.

“Sendo assim, acredito que esse projeto é de grande importância para o município de Aracruz, pois eleva a auto estima dos alunos, permite que ampliem seus conhecimentos com as aulas e até mesmo com a presença em um ambiente escolar voltado não só para o ensino bem como para a pesquisa e extensão”, ressalta.

As estudantes Milena dos Santos Nascimento, 15 anos, Rillary Schaeffer Bebler, 14 anos, alunas da EMEF Luíza Silvino "Jardim Rebuzzi", Naiara Dias Santos Sousa, 15 anos, Júlia Carla Carvalho Cezarino, 14 anos, alunas da CMEB Paulo Freire destacaram sobre a importância do projeto em suas vidas, sendo que todas foram as primeiras de suas famílias a entrarem no Ifes e o quanto o projeto ajudou a conquistarem a vaga. A coordenadora do projeto, Nádia Ribeiro Amorim, registrou alguns relatos das estudantes durante um breve bate papo para registrar as experiências tanto no curso preparatório quanto como alunas matriculadas no curso integrado.

"O Pré Ifes foi uma grande oportunidade para minha vida. Fiquei muito feliz em ter sido escolhida para fazer o curso. Fiquei muito feliz com a prefeitura que nos deu essa oportunidade de estudar no Ifes. O projeto é maravilhoso e me motivou a estudar no Ifes”.
"O projeto é muito organizado e tudo o que aprendi me ajudou muito na hora da prova, me deixou mais tranquila".
"Entrar no Ifes foi o maior acontecimento da minha vida".
"O Ifes é muito acolhedor e tem uma ótima estrutura. Os professores são muito capacitados, educados, assim como todos as pessoas que trabalham aqui. A escola é muito limpa e não tem nada quebrado. Acho que é a melhor escola de Aracruz."

WhatsApp Image 2023 03 09 at 15.33.06

Texto e fotos: Coordenadoria de Extensão/Coordenação do Projeto/CCSE