Página inicial > Notícias > Confira o relatório da Autoavaliação Institucional 2021

Confira o relatório da Autoavaliação Institucional 2021

A Autoavaliação Institucional é uma importante ferramenta que auxilia a gestão a conhecer as potencialidades e fragilidades dos campi, contribuindo assim para a tomada de decisões mais assertivas, possibilitando excelência e qualidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Por meio dessa ferramenta a comunidade acadêmica, formada por estudantes e servidores, pode demonstrar a sua percepção sobre seu campus, ao responder o questionário e dar opiniões e sugestões.

O processo de Autoavaliação 2021 do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foi realizado no período de 20 de setembro a 12 de novembro de 2021. No Campus Aracruz, este processo foi organizado por sua Comissão Setorial de Avaliação (CSA) seguindo as diretrizes adotadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto. Durante o processo de Autoavaliação, ações da CSA foram voltadas ao processo de sensibilização da comunidade acadêmica para participarem do da Autoavaliação, destacando a sua importância. Devido a condição de pandemia da Covid-19, toda a sensibilização foi realizada de forma online, utilizando os canais eletrônicos como e-mail, WhatsApp, Facebook, Instagram e o site oficial do Ifes e do Campus.

Questionário

A Autoavaliação Institucional 2021 foi realizada de forma online a partir de um questionário composto por diferentes perguntas distribuídas em cinco EIXOS: Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional; Eixo 2: Desenvolvimento Institucional; Eixo 3: Políticas Acadêmicas; Eixo 4: Políticas de Gestão; e Eixo 5: Infraestrutura Física. Os participantes foram instruídos a observarem as seguintes orientações: 1 – atribuir conceitos de 1 a 5, em ordem crescente de excelência, a cada um dos indicadores de cada um dos cinco eixos; e 2 – considerar os critérios de análise dos respectivos indicadores dos eixos e a atribuição dos conceitos. Cada indicador apresenta, predominantemente, um objeto de análise. Um conjunto de indicadores permite a análise do eixo em questão. Os resultados da Autoavaliação foram classificados de acordo com os indicadores atribuídos, sendo o indicador com média inferior ou igual a 3,00 considerado como fragilidade. As perguntas cujas respostas foram ‘desconheço’ não foram computadas nos cálculos.

Análises

A Autoavaliação Institucional 2021 do Ifes - Campus Aracruz contou com a participação de 344 estudantes, 30 docentes e 23 técnicos administrativos. Considerando todos os cursos ofertados pelo Campus Aracruz, estavam aptos para participarem da Autoavaliação 908 estudantes, 73 docentes e 44 técnicos administrativos.

Após a análise do resultado da Autoavaliação, foram observadas sete fragilidades: uma no Eixo 1 no que se refere à quantidade de itens do Instrumento de Avaliação Institucional; uma no EIXO 3 referente à carga horária necessária para o desenvolvimento das atividades de pesquisa; e cinco no EIXO 4, sendo quatro referentes ao indicador de ações de Internacionalização e uma em relação à oferta de cursos e/ou eventos de formação de servidores.

Na elaboração de seu Relatório de Ações, Resultados e Planejamento da Gestão Acadêmico Administrativo (RAPA), o Diretor Geral do Campus, Leandro Bitti Santa Anna, pontuou que a CPA está constantemente discutindo sobre o tema e buscando melhorar o questionário da Avaliação Institucional. Quanto a carga horária para pesquisa, destacou que o Ifes está tratando desta questão através da Comissão formada pela PORTARIA Nº 1632, DE 7 DE OUTUBRO DE 2021. Sobre as ações de Internacionalização, informou que está no planejamento da Instituição a internacionalização e a dupla diplomação e, em adição, estuda-se a possibilidade de implementar um Núcleo de Línguas no Campus. Também destacou estudos sobre possibilidades de parcerias com Instituições de Ensino de Portugal e Colômbia. Além disso, citou o Programa Institucional de Intercâmbio em Ciência, Tecnologia e Inovação do Ifes. Por fim, sobre a oferta de cursos e/ou eventos de formação de servidores citou a participação do Ifes Campus Aracruz em vários cursos e que se discute ampliar os cursos de formação de capacitação in Company.

Confira aqui o Relatório Parcial da Autoavaliação Institucional 2021.

Confira aqui o Relatório de Ações, Resultados e Planejamento da Gestão Acadêmico Administrativo (RAPA).