Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Adeus, D. Astrogilda.
Início do conteúdo da página

Adeus, D. Astrogilda.

A cultura popular está de luto no Espírito Santo com o falecimento da Dona Astrogilda (88 anos), nessa segunda-feira (19/07), Rainha da Banda de Congo São Benedito do Rosário, de Vila do Riacho (Aracruz-ES), uma das mais antigas e tradicionais do estado.

A Dona Astrogilda é uma referência da luta e da resistência negra no Espírito Santo. Como um singelo reconhecimento àquela que fez da afirmação de sua ancestralidade um instrumento de afirmação e permanência, o Ifes Campus Aracruz, em sua Semana Cultural, reconheceu, junto a outros agentes culturais, toda a sua alegria e disposição no evento de 2017, ao lado de seu filho e capitão da Banda de Congo, seu Mestre Antônio.

A banda de Congo São Benedito do Rosário encantou o campus Aracruz na ocasião, mostrando toda a riqueza cultura e a energia do congo capixaba. Além disso, na Semana Cultural de 2019, intitulada “Mulheres na arte: a resistência que inspira”, a Dona Astrogilda foi uma das mulheres artistas homenageadas pelos estudantes juntamente com outros nomes de referência feminina no campo da arte, no Brasil e no mundo. Hoje, ela ancestralizou. Dona Astrogilda nos deixou e foi para outro plano, no entanto, seu grande legado permanece na arte e cultura capixaba, enquanto expressão de resistência do povo negro.

Dona Astrogilda, presente!

Thalismar Matias Gonçalves - Núcleo de Arte e Cultura.

registrado em:
Fim do conteúdo da página