Página inicial > Notícias > Informe: confira o posicionamento do Campus após o contingenciamento

Informe: confira o posicionamento do Campus após o contingenciamento

No dia 13 de maio de 2019 a direção do Ifes Campus Aracruz reuniu-se com os demais servidores para expor a situação financeira do Campus devido ao contingenciamento de parte do valor de custeio pelo Governo Federal.

Com esse contingenciamento, estão sendo priorizadas as despesas de manutenção, limpeza, segurança e funcionamento geral das dependências da escola, garantindo o funcionamento da instituição pelo máximo de tempo possível em condições confortáveis de trabalho e estudo para servidores e alunos. Dessa forma, estão sendo revistos contratos com empresas terceirizadas, o deslocamento de alunos e servidores para atividades externas está reduzido ao que é imprescindível e os projetos de Pesquisa, Ensino, Extensão e Extracurriculares estão sendo suspensos ou cancelados.

Portanto, a comissão organizadora da Simulação Geopolítica do Ifes - Campus Aracruz decidiu não participar da XX Mini-Onu, em Belo Horizonte, e da VII SiGI (Simulação Geopolítica do Ifes). Essa decisão foi votada em assembleia pela comissão após reuniões com a direção do campus e consulta aos participantes, e levou em consideração a viabilidade de cada aluno custear seu transporte, a responsabilidade da instituição com o deslocamento dos alunos menores de idade por conta própria, custos de alimentação, pernoite dos servidores responsáveis por esses alunos, além de outras considerações.

Pelo fato de o Campus Aracruz ter sediado a SiGI desde o seu início, até 2017, esta comissão entende que não deveria deixar de oportunizar essa experiência a todos os alunos deste campus, e de escolas parceiras que desejem participar do projeto, o que não seria possível com a restrição orçamentária. A Simulação geopolítica é uma pratica bastante difundida entre os alunos e o projeto tem a simpatia de toda a comunidade acadêmica.

Portanto, decidimos unir esforços para a realização ainda em 2019, em data a ser definida, de um projeto local de simulação geopolítica, no sentido de continuar proporcionando essa experiência aos nossos alunos calouros (importantes para a continuidade do projeto) e veteranos.

Serão convidadas as escolas da região de Aracruz e do norte do estado para que a experiência de participar de uma simulação geopolítica não fique restrita a um grupo reduzido de alunos. Dessa forma, o Campus Aracruz continuaria apoiando a iniciativa de alunos e servidores de promoverem essa ação de extrema importância para a formação dos jovens da nossa escola e das escolas parceiras.

Desejamos sucesso à VII SiGI em Vitória e estamos cientes de nesse contexto estamos agindo de maneira correta e consciente com os alunos envolvidos no projeto que são atendidos pela nossa instituição.

Atenciosamente,

Ifes Campus Aracruz