Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > NEA inicia campanha para coleta e descarte adequado de pilhas e baterias usadas
Início do conteúdo da página

NEA inicia campanha para coleta e descarte adequado de pilhas e baterias usadas

Considerando os perigos do descarte inadequado de pilhas e baterias, o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Ifes Campus Aracruz está trabalhando junto com a gestão para a conscientização sobre a importância da coleta e destinação correta destes resíduos. Desta forma, caso você tenha pilhas e/ou baterias que não funcionam mais, deposite no Eco Ponto de coleta de pilhas e baterias que fica em frente a Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE) do Campus.

Todo o material coletado será entregue no posto autorizado (descarte green – pilhas e baterias), para que seja reciclado e descartado da maneira correta.

É importante destacar que dentre os resíduos mais perigosos à saúde dos seres vivos, estão as pilhas e baterias descartadas incorretamente. 

As pilhas demoram cerca de 450 anos para se decompor, além de liberarem substâncias perigosas, que produzem reações químicas causadoras de contaminação do solo, de plantas, animais e seres humanos. As pilhas e baterias possuem metais pesados em suas composições, como o chumbo, mercúrio, cádmio, e ainda, cobre, níquel, zinco, cromo e manganês.

Você como consumidor e cidadão também pode escolher enviar diretamente para o fabricante ou se dirigir aos centros de reciclagem ou ainda depositar em pontos de coletas de materiais visando o correto descarte.  É importante não guardar esses materiais por muito tempo, pois eles sofrem reações químicas mesmo quando armazenados em gavetas limpas e secas.

Pense verde e recarregue as suas ideias!!

 

Foto Pilhas e Baterias

 

Texto e foto: NEA/CCSE/CEX

registrado em:
Fim do conteúdo da página