Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Aracruz realiza campanha de doação de sangue
Início do conteúdo da página

Campus Aracruz realiza campanha de doação de sangue

No dia 28 de novembro, de 07h30min às 12 horas a unidade móvel do Hemoes estará estacionada próxima ao Toldo para realização da campanha de doação de sangue. Podem participar alunos, familiares e membros da comunidade externa. 

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

A ação faz parte do programa de Extensão do Ifes campus Aracruz, Ifes Doar para Salvar, que tem como principal objetivo a promoção da conscientização da doação voluntária de sangue e a conquista de doadores fiéis.

De acordo com a coordenadora do programa, Graziella Penha Claudino, “a ação visa não só assegurar a quantidade necessária de doadores, mas também aprimorar o perfil das doações e garantir a elevação do padrão de qualidade do sangue coletado”, afirma.

Ainda, segundo Graziella, ‘de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), se apenas 2% da população mundial fosse doadora de sangue, não haveria mais problemas com a falta de sangue nos bancos de sangue no Brasil e no mundo. No Brasil estima-se que 0,7% seja doador”.

O programa conta ainda com um grupo de alunos voluntários que estão trabalhando com apresentações de diferentes formatos como: dinâmicas, palestras, apresentação musical e uma encenação com o objetivo de que as pessoas entendam e tirem dúvidas sobre o assunto. 

Mais informações podem ser obtidas no site do Hemoes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página