Página inicial > Notícias > Nepto promove diálogo sobre a temática indígena em três campi do Ifes e com estudantes da Escola Vila de Aracruz no mês de maio

Nos dias três e quatro de Maio o docente Thalismar Gonçalves, a estudante de Licenciatura em Química Amanda Camargo e os indígenas Guarani Rodrigo Karaí Mirim e Valter Jekupé (Aldeia Piraquê-Açu) visitaram os campi de Cachoeiro de Itapemirim e de Ibatiba, como parte das ações do projeto de extensão “Gwata: entre os saberes das Aldeias Guarani e o Ifes”.

Foram realizados diálogos com os estudantes e servidores sobre a temática indígena no Brasil e no Espírito Santo. O crescimento da população indígena, a diversidade cultural dos povos originários e as visões (na maioria das vezes preconceituosas) que população em geral possui sobre os povos nativos foram alguns tópicos desse “bate-papo”.

Rodrigo e Valter encarregaram-se de contar um pouco sobre a história do povo Guarani e sua cultura. Também foi uma oportunidade para a exibição de artesanatos Guarani. Um dos pontos altos foi a pintura corporal, com a presença de longas filas por parte dos estudantes.

No último dia 10 foi a vez da comunidade do Ifes, campus Aracruz, e os estudantes da Escola Viva (antiga Escola Monsenhor) de prestigiarem essa atividade. Esses diálogos sobre a temática indígena e, em especial, a cultura Guarani representam uma etapa do projeto de extensão mencionado acima. A culminância desse projeto ocorrerá a partir da visita dos estudantes dos campi e da Escola Viva à Aldeia Temática (Aldeia Piraquê-Açu).

Com este projeto, o Ifes campus Aracruz, busca contribuir com o etnoturismo indígena e ainda trazer o debate sobre a questão indígena para o cotidiano escolar, em consonância com a Lei Federal No 11.645/2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de Educação Básica.

foto1

Valter Jakupe Rodrigo Karaí Mirm dialogando com a comunidade do Ifes de Cachoeiro de Itapemirim.

foto2

Auditório de cheio no Ifes, Cachoeiro de Itapemirim, para ouvi os representantes da etnia Guarani.

foto3

Rodrigo Karaí Mirim dialogando com a comunidade do Ifes de Ibatiba.

foto4

Auditório cheio de estudantes e servidores no Ifes, Ibatiba.