Página inicial > Notícias > Visita Técnica da Licenciatura em Química

Visita Técnica da Licenciatura em Química

No último dia 28/04 os estudantes ingressantes do curso de Licenciatura em Química puderam participar de visita técnica promovida pela professora Katiuscia Mendes ministrante da disciplina História da Educação. Os estudantes do primeiro período tiveram a oportunidade de conhecer dois espaços importantes durante o período colonial no Espírito Santo e no Brasil: O Palácio Anchieta e o Solar Monjardim.

Ao conhecermos os contextos históricos e culturais destes espaços-tempos podemos ampliar as discussões da disciplina acerca do período colonial brasileiro e a ação dos Jesuítas na História da Educação. Ambas construções estão relacionadas a este período. O palácio Anchieta cuja construção teve início pela ação dos jesuítas, no século XVI, tendo abrigado a igreja e o Colégio de São Tiago. O Solar Monjardim é, provavelmente, a mais antiga construção rural particular do período colonial capixaba. Foi edificada como sede da fazenda Jucutuquara e era, inicialmente, de propriedade dos padres da Companhia de Jesus, o museu é uma das instituições federais administradas pelo Instituto Brasileiro de Museus. Assim, os estudantes de História da Educação tiveram a possibilidade de ver e imaginar o cotidiano vivido durante o período histórico em estudo.