Página inicial > Notícias > Equipe Araero do Campus Aracruz participa da 19ª Competição SAE Brasil Aerodesign

Entre os dias 26 e 29 de outubro, a equipe Araero esteve presente na “19ª Competição SAE Brasil Aerodesign”, realizada noDCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos/SP. A competição é realizada anualmente e a cada edição as equipes são desafiadas com novos regulamentos baseados em problemas reais enfrentados pela indústria aeronáutica.

As avaliações e classificação das equipes são realizadas em duas etapas: a “Competição de Projeto” e a “Competição de Vôo”, onde os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos mesmos.

Desempenho da equipe Araero na competição 2017:

A equipe Araero foi criada no final de 2016 e neste ano de 2017 marcou a sua primeira participação na competição. Por ser iniciante, disputou o “Torneio de Acesso”, categoria onde os primeiros colocados garantem vaga na competição principal no ano seguinte, ou seja, seria como uma série B de um campeonato de futebol.

Dentre 48 equipes inscritas no Torneio de Acesso, a equipe Araero ficou em 22º lugar, resultado expressivo considerando-se o fato de ter pontuado somente na etapa de projeto, uma vez que, por questões de restrições orçamentárias, ainda não foi possível adquirir material para a construção do avião, como motor, controle remoto, etc.

A boa pontuação alcançada com o projeto mostra que a equipe está no caminho certo, aplicando de maneira correta os conhecimentos adquiridos na área de engenharia aeronáutica. A meta para 2018 é aperfeiçoar ainda mais este projeto apresentado em 2017 e fazer voar a primeira aeronave projetada pela equipe, de modo a alcançar melhores resultados na competição do ano que vem.

Sobre o Projeto

O Projeto Araero do Ifes Aracruz consiste em projetar, documentar, construir e fazer voar um aeromodelo rádio controlado, ou seja, oferece uma oportunidade única de desenvolver um projeto completo, multidisciplinar e desafiador, aplicando os conhecimentos aprendidos em sala de aula, com o objetivo de elevar um aeromodelo com a maior carga útil, imposta pelo regulamento da Competição SAE Brasil Aerodesign.

Dessa forma, o Projeto Araero Ifes Aracruz tem como objetivo introduzir-se na Competição SAE BRASIL Aerodesign, a qual é cada vez mais acirrada e instigante e de âmbito nacional. Fazem parte da equipe alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Técnico Integrado em Mecânica e Técnico em Mecânica concomitante.

Matéria elaborada pela Equipe Araero

Confira algumas fotos: