Projetos de Extensão

Ifes de Portas abertas: O objetivo deste programa é ampliar a percepção da comunidade em relação à possibilidade que o mercado de trabalho oferece, especialmente os cursos técnicos e de graduação. Onde os alunos de escolas públicas e privadas visitão as dependências do Ifes Campus Aracruz e exercitam de forma experimental o aspecto lúdico de um curso técnico de mecância e química, além dos cursos de graduação oferecidos pelo Instituto.

Coordenador do Projeto: Tatiana Candeia da Silva

Ifes Educa Morobá: visa integrar o Ifes campus Aracruz a comunidade do bairro Morobá. O Programa Educar Ifes Morobá nasceu ao se observar o Projeto “Minha Chance”, desenvolvido no bairro Morobá pela ACREB-PA que busca criar ações que estimulam a prevenção ao uso de drogas em Crianças (Infanto-juvenil), e Adolescentes do bairro.

Coordenador do Projeto: Frederico da Silva Fortunato

Ifes Doar para Salvar: O programa tem por objetivo ampliar a captação de novos doadores de sangue e conscientizar da importância da fidelização em virtude da grande falta de sangue nos hemocentros de todo país, por meio de palestras em escolas, faculdades, grupos comunitários e eventos sociais de Aracruz. Bem como o esclarecimento de dúvidas e incentivo ao cadastramento de medula óssea.

Coordenador do Projeto: Graziella Penha Claudino

Gwata: o percurso dos saberes entre Aldeias Guarani e o Ifes: O projeto “se propõe a promover o intercâmbio de saberes tradicionais da cultura Guarani e a comunidade do IFES (campus Aracruz, Ibatiba e Cachoeiro). Tal iniciativa pressupõe a utilização de visitas técnicas de estudantes e servidores dos respectivos campi às Aldeias localizadas no município de Aracruz e Divino São Lourenço. Entende-se que esta ação, além de contribuir para o cumprimento da Lei 11.645/2008 (que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática Indígena), fortalece substancialmente o diálogo entre as diversas matrizes sociais e culturais que compõem o povo brasileiro. Dessa forma, fortalecendo a perspectiva de uma educação intercultural.

Coordenador do Projeto: Thalismar Matias Gonçalves

Ar Condicionado Solar: trata-se do desenvolvimento de uma tecnologia sustentável, baseado no consumo de uma fonte de energia limpa. Por se tratar de um ar-condicionado diurno, que não depende do fornecimento de energia elétrica, sua aplicabilidade é ampla. Pode ser usado, por exemplo, para climatizar estações remotas, unidades móveis de atendimento e locais com difícil acesso à rede elétrica. A tecnologia de refrigeração por absorção é antiga, porém utiliza a queima de combustíveis, vapor, calor residual de processos etc. O desafio deste projeto é utilizar o calor do sol como fonte de energia do processo. Esse conceito já vem sendo estudado mundialmente, mas ainda não há registro no Brasil de um equipamento desenvolvido a partir dessa teoria. Internacionalmente, já foram estudados protótipos, mas nenhum foi capaz de dar origem a um equipamento suficientemente eficaz do ponto de vista mercadológico.

Clique aqui para mais informações.