Requerimentos - Coordenadoria de Registros Acadêmicos
Legenda
Clique no botão desejado para acessar o formulário, tutorial ou sistema correspondente.
Índice alfabético
Cancelamento de Matrícula
⚠️ Exige Nada Consta AcadêmicoCessação total do vínculo do discente com o Ifes, por solicitação ou por motivos previstos no ROD.
Reabertura de Matrícula
Não exige NCA de forma expressaSolicitação para retomar as atividades após o período de trancamento, dentro do prazo definido em calendário acadêmico.
Solicitar reabertura ↑ Voltar ao topoReintegração de Matrícula
Não exige NCA de forma expressaSolicitação de reativação da matrícula no mesmo curso, dentro das hipóteses previstas no ROD e no prazo máximo de conclusão.
Solicitar reintegração ↑ Voltar ao topoMatrícula Intercampi / Mudança de Campus
⚠️ Exige Nada Consta AcadêmicoSolicitação de transferência para outro campus do Ifes, condicionada à existência de vagas e critérios do ROD.
Matrícula 3ª Etapa
Não exige NCA de forma expressaMatrícula referente à terceira etapa/período letivo do curso.
Solicitar matrícula na 3ª etapa ↑ Voltar ao topoMatrícula em Componente Curricular Optativo
Não exige NCA de forma expressaMatrícula em disciplinas optativas oferecidas para enriquecimento e aprofundamento da formação, sujeita à existência de vagas.
Solicitar matrícula optativa ↑ Voltar ao topoTransferência Externa
⚠️ Exige Nada Consta AcadêmicoExpedição de documentos para transferência do discente do Ifes para outra instituição de ensino.
Dependência (Metodologia Diversificada)
Não exige NCA de forma expressaRegime oferecido ao discente com promoção parcial, permitindo cursar apenas os componentes curriculares em que não teve rendimento suficiente.
Solicitar dependência ↑ Voltar ao topoMudança de Turno
Não exige NCA de forma expressaSolicitação para migrar de turno dentro do mesmo curso e campus, conforme critérios institucionais.
Solicitar mudança de turno ↑ Voltar ao topoMudança de Turma
Não exige NCA de forma expressaSolicitação condicionada à existência de vagas e análise da Coordenadoria do Curso em conjunto com o Setor Pedagógico.
Solicitar mudança de turma ↑ Voltar ao topoMudança de Curso
Não exige NCA de forma expressaPermitida apenas uma vez por discente, com exigência de percentual mínimo e tempo hábil para conclusão do novo curso.
Solicitar mudança de curso ↑ Voltar ao topoNada Consta
Não exige NCA de forma expressaDeclaração que atesta ausência de pendências acadêmicas. Pode ser pré-requisito para outros requerimentos.
Solicitar Nada Consta ↑ Voltar ao topoHistórico Escolar Parcial
Não exige NCA de forma expressaDocumento com os componentes curriculares já cursados e seus respectivos resultados, sem conclusão do curso.
Solicitar histórico parcial ↑ Voltar ao topoAproveitamento de Conhecimentos e Experiências Anteriores
Não exige NCA de forma expressaDisponível para cursos Concomitantes, Subsequentes e Integrados na modalidade EJA, com análise de comissão e limites definidos no ROD.
Solicitar aproveitamento ↑ Voltar ao topoAtestado de Escolaridade (Declaração)
Não exige NCA de forma expressaDocumento que comprova que o discente está regularmente matriculado no curso.
Solicitar atestado ↑ Voltar ao topoHistórico Escolar Final / Certificado de Conclusão
⚠️ Exige Nada Consta AcadêmicoDocumentos definitivos emitidos após a conclusão de todas as exigências do curso.
Certificado de Conclusão (Carteira Profissional pelo CRT)
⚠️ Exige Nada Consta AcadêmicoVia específica do certificado, destinada ao registro profissional junto ao conselho competente.
Diploma e Colação de Grau
⚠️ Exige Nada Consta AcadêmicoExpedição do diploma e participação na cerimônia de colação de grau, regular ou extemporânea.
ENCCEJA
A solicitação para certificação do ENCCEJA pode ser realizada pelo formulário online:
Requerer Certificação ENCCEJAOs documentos necessários são: RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento e Boletim do INEP.
Importante: Para que o certificado seja emitido pelo Ifes – Campus Aracruz, é necessário que esta unidade tenha sido indicada como unidade certificadora no último exame do ENCCEJA.
Para imprimir o seu Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência do Encceja que já foram emitidos, acesse:
Acessar impressão do Encceja ↑ Voltar ao topoAtualização de Dados Cadastrais e Inserção de Foto 3x4 no Sistema Acadêmico
Os alunos podem acessar a página para atualizar seus dados pessoais e enviar uma solicitação de alteração à Coordenação de Registros Acadêmicos. Após análise e validação dos dados modificados, a alteração será realizada no sistema.
Clique aqui para acessar o Tutorial ↑ Voltar ao topoEmissão de Documentos pelo Sistema Acadêmico
Os alunos têm a opção de emitir diversos documentos pelo sistema acadêmico, como:
Atestado de Escolaridade
Boletim Escolar
Histórico Escolar Parcial
Horário Individual
Redes Sociais