Entrega de TCC

ORIENTAÇÕES SOBRE ENTREGA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

1 - Para normalização dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC, TCF, Monografia, Dissertação, Tese) recomendamos utilizar os documentos elaborados pelo Fórum de Bibliotecas do Ifes e que constam na Resolução do Conselho Superior n. 61/2020:

- Norma para elaboração de referências NBR6023

- Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos e científico

- Guia Ifes do estilo APA para tabelas, ilustrações, citações e referências.

Para auxiliar os discentes finalistas, a Biblioteca do Campus Aracruz elaborou um Modelo de estrutura (template) de Trabalho de Conclusão de Curso, o qual está de acordo com as formatações definidas como padrão no âmbito do Ifes.

2 - Após a apresentação/defesa do trabalho será necessário:

- Realizar as possíveis correções solicitadas pelo orientador e/ou banca examinadora.
- Incluir a Folha de Aprovação assinada pela banca examinadora.
- Incluir a Declaração do autor assinada.

3 - Solicitação de Ficha Catalográfica:
- Enviar o arquivo do TCC e a Declaração de Liberação da versão final assinada pelo orientador, em formato pdf, para o e-mail da biblioteca (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) com o assunto Entrega de TCC, visando elaboração da Ficha Catalográfica.
- Aguardar o retorno da Biblioteca referente à elaboração da Ficha Catalográfica, que poderá ocorrer em até 10 (dez) dias úteis, após o recebimento da solicitação, de acordo com a ordem de chegada por e-mail.
Após o envio da ficha catalográfica pela biblioteca, fazer a inclusão da ficha após a folha de rosto do trabalho.

4 - Depósito no Repositório Institucional (RI):

- Com auxílio do orientador, o discente deverá efetuar o depósito do TCC e do Termo de Autorização de Publicação (atualizado em 30/11/2021) no Repositório Institucional, seguindo as orientações do Tutorial de submissão no Repositório Institucional.

De acordo com a Portaria 1709, de 21 de outubro de 2021, em seu artigo 1º, que dispõe sobre o Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo:

Todo trabalho de conclusão de curso produzido no âmbito das várias modalidades dos cursos presenciais, semipresenciais ou a distância do Ifes, independentemente da natureza e/ou formato (tais como artigo científico, monografia, revisão sistemática e aprofundada da literatura, portfólio, dentre outros) deverá ser disponibilizado no Repositório Institucional do Instituto Federal do Espírito Santo.

Após a submissão do arquivo, o mesmo será analisado pela Biblioteca, em até 10 (dez) dias úteis e, sendo aprovado, o autor receberá o e-mail informando que seu arquivo já está disponível no Repositório Institucional para consulta. Esse e-mail de aprovação de submissão no R.I. equivale ao comprovante de entrega do TCC.

LINKS PARA OS DOCUMENTOS:

Norma para elaboração de referências NBR6023

Normas para apresentação de Trabalhos Acadêmicos e Científicos

Resolução 61/2020, que dispõe sobre a utilização de normas e/ou estilos APA nos trabalhos acadêmicos dos cursos de pós-graduação lato e stricto sensu do Ifes

Guia Ifes do estilo APA para tabelas, ilustrações, citações e referências

Modelo de TCC

Modelo de Artigo