Página inicial > Aluno > Horários > Campus > Diretorias > Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão > Semeando Talentos Ifes e Prefeitura Municipal de Ibiraçu 2024

Semeando Talentos Ifes e Prefeitura Municipal de Ibiraçu 2024

O Ifes Campus Aracruz, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ibiraçu lançou o Projeto Preparatório Semeando Talentos visando estimular os estudantes da rede pública, por meio de uma preparação para o processo seletivo do ensino médio integrado a cursos técnicos, com aulas expositivas e dialogadas, bem como a resolução de exercícios das disciplinas do ensino fundamental, possibilitando a esses alunos uma revisão dos conteúdos trabalhados em suas respectivas escolas.
Este projeto tem como premissa ampliar as condições de acesso dos alunos do 9º ano da Rede Municipal e Estadual na crescente disputa de vagas nos processos seletivos de instituições de Ensino Médio profissionalizante e não profissionalizantes (Ifes, SESI, SENAI, ESEN e outros). Nessa direção, faz-se necessário subsidiar o processo de aprendizagem desses estudantes, de modo que tenham melhores condições de aprendizagem para o ingresso e a permanência, nesses espaços educacionais.
Reconhecendo, assim, a importância do ensino médio integrado aos jovens em idade escolar, acredita-se que a implantação desse projeto vem nessa perspectiva de expandir as oportunidades aos estudantes da rede pública municipal o acesso ao ensino médio de qualidade ofertado nos Institutos Federais e outras escolas de formação técnica, reconhecidas por sua excelência de ensino.

Contextualização

Ibiraçu é um município vizinho ao município de Aracruz com população estimada de 11.723 habitantes em 2022 (IBGE). Localiza-se a cerca de 50 km (em linha reta), ao norte da capital do estado. O município, atravessado pela EFVM e pela BR-101, é conhecido por suas lanchonetes à beira da estrada que servem os tradicionais pastéis e caldo de cana. O turismo e a produção agrícola de café, banana e palmito são as principais atividades econômicas do município, além do comércio e da cultura do eucalipto. Entretanto, grande parte da mão de obra residente no município atua na cidade de Aracruz, cidade em franco desenvolvimento de polos industriais e químicos.
Neste cenário de investimentos, inovações organizacionais e tecnológicas acentua-se a importância da educação profissional, na formação de trabalhadores qualificados, em face das mudanças nas regras do mercado que exigem maior qualidade dos produtos e flexibilidade nos processos produtivos. As indústrias e seus processos produtivos, cada vez mais automatizados exigem um alto nível de intervenção por parte do trabalhador, cuja organização do trabalho baseia-se em alto grau de divisão e especialização de tarefas.

Coordenação: Tatiana Candeia da Silva Fortunato

Colaboradores: composta por professores extensionistas e técnicos administrativos que desempenham funções essenciais na estruturação e desenvolvimento do projeto.

Confira as fotos da aula inaugural:

WhatsApp Image 2024 06 14 at 09.57.10

WhatsApp Image 2024 06 14 at 09.57.12