Página inicial > Aluno > Extensão > Projeto Horta Urbana: Semear e Colher

Projeto Horta Urbana: Semear e Colher

O Projeto Horta Urbana: Semear e Colher criado em 2023 é um projeto de extensão integrado ao Programa Educa Ifes Morobá (PEdIM). Esse projeto busca atender ao objetivo específico nº 7 do PEdIM que visa a alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável, bem como, desenvolver a educação ambiental na comunidade, e estimular a sustentabilidade social e ambiental. O Projeto Horta Urbana: Semear e Colher está alinhado também aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU)especialmente os ODS 1 (Erradicação da Pobreza – acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares), e ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável – acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável) (ONU, 2015). Outros ODS são também alcançados direta ou indiretamente pelo projeto, a saber: ODS-3 (Metas 3.5 e 3.9), ODS-4 (Metas 4.4, 4.5 e 4.7), ODS-6 (Meta 6.4) entre outros (ONU, 2015).

A implantação de hortas urbanas, sejam elas hortas em espaço não-formal de ensino, hortas comunitárias, hortas familiares ou outra modalidade de horta possibilita melhoria das condições de vida de grupos envolvidos nas sua implantação e manutenção, em especial os que vivem em situação de insegurança alimentar e nutricional, aumenta a geração de renda e eleva as oportunidades de trabalho, bem como, melhorando a educação de criança, jovens e adultos por ser uma aprendizagem ativa integrada a diversos conhecimentos teóricos e práticos pulverizados em diversos conteúdos escolares (BRASIL, 2007).

Objetivo Geral

Implantação duas ou três hortas urbanas em um espaço alternativo como recurso didático - transformador social - para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, no Ifes Campus Aracruz, e na comunidade Morobá, bem como, acompanhando o impacto dessa intervenção na apropriação de novos conhecimentos e já existentes no âmbito da educação ambiental, segurança alimentar e promoção da saúde.

Objetivos Específicos

• Estimular a mobilização social, a cooperação, a apropriação e uma postura proativa da comunidade.
  • Implantar a horta urbana solidária.
  • Gerar reflexões sobre a importância da horta urbana solidária.
  • Utilizar a horta urbana solidária como recurso didático.
  • Analisar a influência recurso didático na transformação social dos atores inseridos.

• Associação de Moradores do Bairro Morobá (AMBM)
  • Projeto Minha Chance
  • Prefeitura Municipal de Aracruz
  • Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
  • Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi).

Coordenador: Frederico da Silva Fortunato

Coordenadora Adjunta: Tatiana Candeia da Silva Fortunato

Colaboração e Orientação Técnica: Dr. Fabrício Iglesias Valente - INCAPER

Por Frederico da Silva Fortunato – Atualizado em: 12/06/24

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Caderno 2. Orientação para Implantação e Implementação da Horta Escolar. Brasília, 2007.

ONU – Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. [2015]. Disponível em: http://www.agenda2030.org.br/sobre/. Acesso em: 12 Mar. 2023.

Confira algumas fotos do Projeto:

1

Lançamento (2023) do Projeto Horta Urbana: Semear e Colher – Parceria: Ifes, AMBM, Projeto Minha Chance, INCAPER e Sicredi.

2

3

Compra de insumos com recurso do Edital Fundo Social Sicredi 2023 - Parceria: Ifes, AMBM, Projeto Minha Chance, INCAPER e Sicredi.

4

Abertura do Primeiro Canteiro - Parceria: Ifes, AMBM, Projeto Minha Chance, INCAPER e Sicredi.

5

6

7

Semeadura do Primeiro Canteiro - Parceria: Ifes, AMBM, Projeto Minha Chance, INCAPER e Sicredi.