Página inicial > Aluno > Alunos > Serviços ao Aluno > Projeto Arte e Riso

Projeto Arte e Riso

O grupo Arte e Riso foi uma iniciativa dos alunos da primeira turma do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do campus Aracruz. Que após terem contato com o texto teatral “O Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna, nas aulas de português ministradas pela professora Eliane Dias, se interessaram pelo teatro. A professora Eliane, inicialmente, deu suporte aos alunos se tornando a primeira coordenadora do grupo teatral. O grupo apresentou as peças "O Auto da Compadecida" e " A Vida é minha eu faço dela o que eu quiser". Os próprios alunos construíram cenários, figurinos, interpretaram e dirigiram os espetáculos.

Com a contratação da professora Camila Conceição Vinhas da Cunha, formada em Artes Cênicas, foi elaborado e aprovado um projeto de extensão com cunho cultural intitulado "Arte e Riso". A turma de iniciantes do grupo apresentou seu primeiro espetáculo: “Verissímamente Urbano” na II Noite Cultural do campus Aracruz.

O Arte e Riso apesar de ser coordenado pela professora Camila Vinhas, desenvolve suas atividades através de um trabalho colaborativo. Desta forma há grande participação dos alunos. Durante o desenvolvimento do projeto observou-se crescimento profissional e estudantil dos educandos.

As aulas de teatro acontecem às quintas-feiras de 9:30 às 12:00 horas para alunos que estudam no turno vespertino ou noturno e de 13:30 às 16:00 horas para alunos que estudam no turno matutino ou noturno. Além dos ensaios, as aulas de teatro consistem em aulas de expressão corporal, expressão vocal, improvisação e interpretação.
Atualmente o grupo está trabalhando com as músicas e poemas no Vinicius de Moraes, tema abordado no projeto MPB. Outro tema que estão abordando é a cultura afro-brasileira, tema esse também muito retratado por Vinicius em suas obras.

Em anexo está o projeto elaborado pela professora Camila Conceição Vinhas da Cunha: Projeto Arte e Riso

registrado em: ,